Viagem de 35 anos da Voyager motiva palestra no Centro Ciência Viva do Algarve em Faro

A palestra «Voyager – 35 anos a caminho das estrelas», por António Piedade, bioquímico e comunicador de ciência, está marcada […]

A palestra «Voyager – 35 anos a caminho das estrelas», por António Piedade, bioquímico e comunicador de ciência, está marcada para 21 de dezembro, pelas 21h00, numa iniciativa do Centro Ciência Viva do Algarve, em Faro, no âmbito de um Café–Ciência de entrada livre.

Nesta palestra, será abordado, o lançamento há 35 anos das sondas Voyager 1 e 2. Depois de terem explorado pela primeira vez na história da humanidade, os planetas gigantes – Júpiter, Saturno, Úrano e Neptuno – encontram-se hoje no limite exterior do sistema solar.

A Voyager 1, o “objeto” mais longe da Terra alguma vez feito pelo Homem, encontrando-se hoje a cerca de 122 vezes a distância da Terra ao Sol, será a primeira sonda a alcançar o espaço interestelar.

A caminho das estrelas, as sondas Voyager levam consigo mensagens da Humanidade e da Terra, este “ponto azul-claro” na imensidão do Universo, como escreveu Carl Sagan.

António Piedade apresentará ainda o seu novo livro “Silêncio Prodigioso – a primeira palavra” (Plano Nacional de Leitura). Trata-se de uma edição de autor onde se desvenda um segredo, um silêncio prodigioso, através do diálogo entre uma mãe e sua filha que percorrem, com ajuda da ciência, um tempo sem memória. 

A partir das 22h30 haverá uma observação astronómica (dependente das condições meteorológicas).

Comentários

pub