Universidade do Algarve assina protocolo para formação contínua nas escolas

Um protocolo de cooperação entre a Universidade do Algarve, a Direção Regional de Educação do Algarve e os Centros de […]

Um protocolo de cooperação entre a Universidade do Algarve, a Direção Regional de Educação do Algarve e os Centros de formação de professores das associações de escolas algarvios foi ontem, dia 12, assinado em Faro, no âmbito das atividades comemorativas do 33º aniversário da UAlg.

Com este protocolo pretende-se desenvolver a cooperação estabelecida nos domínios de interesse para os parceiros, no que respeita à colaboração na promoção e realização de ações específicas de formação contínua e especializada para formação de docentes e não docentes das escolas/agrupamentos, e técnicos superiores e assistentes técnicos da DREAlg.

Além dos créditos necessários para a respetiva avaliação de desempenho nas suas carreiras, os formados destes cursos poderão, também, ver a sua formação creditada em ECTS (créditos de formação universitária) caso ingressem posteriormente em cursos (conferentes de grau ou não) da Universidade do Algarve.

O reitor da Universidade do Algarve frisou a relevância da cooperação com o ensino básico e secundário e a colaboração estreita que existe com a Direção Regional de Educação e com as escolas e os agrupamentos, salientando como caso de sucesso o Ano Zero e lembrando atividades como a Equipa UAlg, a colaboração na avaliação externa das escolas e a intervenção dos docentes da UAlg no processo de acompanhamento dos TEIP (territórios educativos de intervenção prioritária).

O mesmo espírito de colaboração foi salientado pelo Diretor Regional de Educação, que destacou a necessidade de se aprofundar o trabalho em curso relativo à articulação entre todos os níveis de ensino.

Assinaram o protocolo, além doreitor e do diretor regional de Educação, os diretores dos seis centros de formação do Algarve: Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Albufeira, Lagoa e Silves; Centro de Formação de Associação de Escolas dos Concelhos de Portimão e Monchique; Centro de Formação de Associação de Escolas da Ria Formosa; Centro de Formação de Associação de Escolas do Litoral à Serra; Centro de Formação de Associação de Escolas do Levante Algarvio; Centro de Formação Dr. Rui Grácio.

Comentários

pub