Tavira divulga projetos vencedores do Orçamento Participativo no dia 11 de dezembro (atualizado)

A Câmara de Tavira propôs 25 projetos e submeteu-os à discussão e votação dos munícipes de todo o concelho, dos […]

A Câmara de Tavira propôs 25 projetos e submeteu-os à discussão e votação dos munícipes de todo o concelho, dos jovens e das escolas, dos agentes culturais e desportivos, dos empresários. Desse grupo de 25 projetos, as cerca de 500 pessoas que aceitaram o desafio de participar nesta que foi o primeira experiência de Orçamento Participativo em Tavira votaram nos seus 10 favoritos.

Agora, na terça-feira, dia 11 de dezembro, concluído o prazo para entrega dos questionários e terminadas as votações, os resultados serão anunciados, após validação das votações, e será ainda elaborado o relatório a ser entregue ao Executivo Municipal pela equipa técnica que acompanhou o processo.

As propostas mais votadas do Orçamento Participativo estarão em cima da mesa na reunião do executivo municipal de terça-feira, dia 11, que anunciará logo depois, em conferência de imprensa, os projetos vencedores.

E em 2013, a culminar esta primeira experiência de Orçamento Participativo em Tavira (o TOP’2013), dez projetos escolhidos diretamente pela população serão integrados no Orçamento Municipal.

Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira, salientou em declarações ao Sul Informação o «interesse da população em ouvir as nossas propostas e, sobretudo, em participar no processo». Um interesse que se concretizou nas cerca de 500 pessoas que participaram na dúzia de sessões de divulgação que o município promoveu em todo o concelho, «nos mais de 300 requerimentos com propostas entregues», nas votações online e presenciais.

«Este é o caminho certo para envolver as populações, porque as pessoas estão interessadas em participar no processo de decisão», sublinhou o autarca.

Jorge Botelho admitiu que, para 2013, devido à crise e a todas as restrições, a Câmara de Tavira terá menos dinheiro para investir. «Mas quando há menos dinheiro, as escolhas têm de ser ainda mais acertadas, neste caso até através de uma consulta à população, numa dinâmica de participação e auscultação que experimentámos este ano, pela primeira vez, mas que agora queremos que seja a prática comum em Tavira».

«As autarquias em geral, e a de Tavira também não escapa, têm vindo a sofrer uma drástica diminuição de receitas, o que torna a elaboração do Orçamento Municipal ainda mais difícil e exigente. É preciso pesar muito bem as prioridades, aproveitar as escassas oportunidades de financiamento e rentabilizar os recursos, com o máximo de rigor na gestão financeira», acrescenta o autarca.

«Ao longo deste processo, houve mais de 400 pessoas, tantas quantas as que quiseram participar nas sessões que promovemos, que puderam perguntar cara a cara ao presidente tudo o que quiseram, que puderam colocar qualquer dúvida diretamente. E todas tiveram respostas».

No TOP’2013, a primeira experiência de Orçamento Participativo de Tavira, a Câmara definiu à partida 25 projetos em todas as freguesias do concelho e colocou-os à discussão nas sessões que foi promovendo. Mas também houve quem tivesse apresentado os seus próprios projetos, dando ideias valiosas que serão também avaliadas e eventualmente integradas no Orçamento Municipal

Os 25 projetos propostos pela Câmara dividem-se pelas três grandes áreas do Ambiente, Desporto e Juventude, Cultura, Património e Turismo, Equipamentos, Ordenamento e Urbanismo, e ainda Educação, Saúde e Ação Social.

A instalação de 14 apoios de pesca na margem direita do rio Gilão (132.716,45 euros), a sede do Grupo Recreativo e Desportivo de Estiramanténs (148.400 euros), a Reabilitação do Cineteatro António Pinheiro (3.710.000 euros), a remodelação da Escola EB1 de Santo Estêvão (371.265,00) a construção das novas instalações da Junta de Freguesia do Cachopo (121.900 euros), ou a requalificação ao longo da EN270 em Santa Catarina da Fonte do Bispo (307.400 euros) são apenas algumas das propostas da autarquia que estiveram em discussão.

Até ao final da semana, irá saber-se quais dos 25 projetos foram escolhidos pela população tavirense, no âmbito do TOP’2013, e passarão a constar das Grandes Opções do Plano e Orçamento Municipal de Tavira, documentos que serão votados em Assembleia Municipal no dia 21 de dezembro.

«Esta tem sido uma experiência muito trabalhosa, mas muito gratificante, que é para continuar», garante Jorge Botelho, presidente da Câmara de Tavira.

 

Atualizado às 16h34, com a alteração da data em que serão divulgados os projetos vencedores (11 de dezembro).

 

 

Comentários

pub