Tavira candidata requalificação da ligação entre Conceição e Cabanas ao PO Algarve 21

O Município de Tavira formalizou a candidatura ao Programa Operacional Algarve 21 para o financiamento do arranjo urbanístico da ligação […]

O Município de Tavira formalizou a candidatura ao Programa Operacional Algarve 21 para o financiamento do arranjo urbanístico da ligação entre Conceição e Cabanas. A obra deverá representar um investimento de cerca de 368 mil euros, cofinanciados a 70 por cento por fundos comunitários.

O projeto já foi incluído na proposta de Grandes Opções do Plano e no Orçamento Municipal de 2013, que será votada esta sexta-feira, tendo sido um dos projetos que teve mais votos no processo de Orçamento Participativo que a Câmara de Tavira lançou.

«A intervenção será desenvolvida no Caminho Municipal 1238 ao km 140 e visa o arranjo urbanístico do acesso entre as duas freguesias, abrangendo as especialidades de traçado, terraplenagens, pavimentação, sinalização e segurança rodoviária e obras acessórias, incluindo um muro de contenção.

Em linhas gerais, a elaboração do projeto executada pelos serviços municipais considerou a otimização de uma solução do ponto de vista técnico-económico equilibrada, cumprindo os requisitos impostos», revelou a Câmara de Tavira numa Nota de Imprensa.

As condições que se pretende conseguir com esta obra são «conforto e segurança para os utentes, mínimo impacte da zona afetada, mínima afetação dos terrenos limítrofes, compensação do movimento de terras, mínima alteração das funções normais da envolvente durante a execução da obra e embelezamento da área de intervenção».

Esta obra funcionará como um complemento à requalificação paisagística da marginal de Cabanas, concluída em 2010 pela sociedade Polis da Ria Formosa, uma vez que o acesso candidatado é a única ligação existente entre a ER 125 e a referida marginal.

«O traçado desenvolvido apresenta caraterísticas marcadamente urbanas, as quais foram objeto de estudo cuidado no sentido da preservação e segurança deste tipo de ambiente. Previu-se a inserção de passeios novos e o alargamento dos existentes, permitindo a melhoria das condições de circulação e segurança dos peões. Há a realçar que para a elaboração do presente projeto, foi executado um levantamento topográfico, abrangendo toda a área de intervenção», explicou a autarquia.

Comentários

pub