São Brás de Alportel na rota dos Concertos de Natal da Orquestra do Algarve

A Orquestra do Algarve regressa, no próximo dia 23, domingo, ao Cineteatro São Brás para um grandioso Concerto de Natal, […]

A Orquestra do Algarve regressa, no próximo dia 23, domingo, ao Cineteatro São Brás para um grandioso Concerto de Natal, sob orientação do maestro associado John Avery.

Este espetáculo de natal, a ter início pelas, 18h30, apresenta um reportório desde o sacro ao natalício com peças de Samuel Coleridge-Taylor, Hector Berlioz, Nikolai Rimsky-Korsakov , Johann S. Bach, Serguei Prokofiev, Peter Warlock, Émile Waldteufel, G. F. Handel, Piotr I. Tchaikovsky, John Ireland e Leroy Anderson.

A Orquestra do Algarve estreou-se no Festival Internacional de Música do Algarve em 2002, sendo composta por músicos selecionados em concurso público internacional, reunindo cerca de 17 nacionalidades diferentes.

Ao fim de largos anos a promover a música clássica em Portugal e além-fronteiras, a Orquestra do Algarve conta na actualidade com Pedro Neves como Maestro Titular, Cesário Costa, como Principal Maestro Convidado e John Avery, enquanto Maestro Associado.

John Avery estudou música na Universidade de Londres e na Guildhall School of Music and Drama. Com pouco mais de vinte anos, fundou a Companhia de Ópera de Guildford, da qual foi maestro e diretor musical por duas décadas. Durante esse período, foi responsável pelo muito aclamado ciclo de óperas de Verdi e de Wagner.

Conhecido carinhosamente pela alcunha de “Maestro relâmpago” pelo uso radiante que fazia dos tempi, bem como pela agitação e correria do seu dia a dia entre salas de ensaio, estúdios e teatros. Dirigiu orquestras em França e na Alemanha, atuou nas principais salas de concerto do Reino Unido, tocou em várias catedrais inglesas como organista e compôs diversas peças para órgão.

Atualmente em Portugal, onde vive há sete anos, John Avery é maestro associado da Orquestra do Algarve, com a qual colabora igualmente na orquestração de peças musicais.

Os ingressos para o espectáculo encontram-se disponíveis na Galeria Municipal, bem como no próprio dia do espectáculo, na bilheteira do Cineteatro, a partir das 17h30. Este Concerto integra ainda uma Campanha de Natal, que promove a oferta de um CD duplo com “Obras de W.A. Mozart”, na compra de um conjunto de 6 bilhetes.

Organizado pela Orquestra do Algarve, com o apoio da Câmara Municipal de São Brás de Alportel, este concerto terá uma duração de 60 minutos e destina-se a maiores de 3 anos de idade.

Comentários

pub