Sabia que em Silves há voluntários de leitura?

Um grupo de voluntários de leitura da freguesia de Silves é o responsável pelo serão de contos, poesia e música […]

Um grupo de voluntários de leitura da freguesia de Silves é o responsável pelo serão de contos, poesia e música “Leio pra ti”, que terá lugar este sábado, dia 15 de dezembro, às 22h00, no Art’aska Lounge Caffé (ex-café da Casa do Benfica), em Silves.

Integrada no projeto “A minha freguesia a Ler +”, promovido pela Câmara Municipal de Silves através da sua Biblioteca Municipal, a ação tem entrada livre.

Neste serão, e num ambiente informal e intimista, os membros que compõem o projeto Voluntários da Leitura de Silves irão promover os livros e partilhar com a comunidade a satisfação que as palavras ditas em voz alta transmitem e o saudável contágio que podem suscitar.

A sessão será acompanhada de chá quente e irá incluir leituras de poesia, contos crónicas, anedotas e canções, contando com a participação especial de António Torrado.

A sessão é aberta a todos quantos queiram participar, quer na qualidade de ouvintes, quer na qualidade de leitores.

Contribuir para uma maior generalização do acesso à cultura e para uma maior integração social através de boas práticas de cidadania ativa, assim como promover momentos de bem-estar e fruição estética, são alguns dos objetivos deste projeto, ora iniciado nas freguesias de Silves e Alcantarilha, mas que se pretende alargar ao resto do concelho.

 

Leituras em domicílios no centro de Alcantarilha

 

Esta quinta-feira, 13 de dezembro, o núcleo de voluntários de leitura da freguesia de Alcantarilha realizou as suas primeiras ações exteriores junto da comunidade, nomeadamente nas casas do conhecido José Sequeira (ex-dirigente associativo de várias coletividades locais, ex-presidente da Junta de Freguesia e dinamizador/animador cultural da terra) e sua família [na rua Barão de Alcantarilha], de Elisete Cruz (acompanhada de Maria Olímpia) [na rua do Lagar] e de Maria Melo (acompanhada de Maria da Conceição) [na rua das Marinhas].

Segundo os voluntários, como se pode ler no blogue da iniciativa, «o Sr. José Sequeira, com 85 anos e uma vida dedicada aos outros, presenteou-nos inclusive com alguns acordes trinados do seu banjo e com versos saudosos que nos fizeram viajar no tempo, ao passo que Elisete Cruz e os seus amigos gatos nos receberam com entusiasmo e nos ensinaram o valor incalculável de um sorriso. Maria Melo, por seu lado, foi um autêntico livro aberto para nós, um repositório infindável de poemas, histórias, canções (que belíssima voz!), lucidez e sensibilidade, que se mantém desperta e atenta ao mundo, não obstante ser invisual, o que praticamente esquecemos quando estamos com ela».

Os voluntários participantes nesta ronda inicial foram Maria Teresa, Afonso Fernandes, Manuel Caetano, Silvana Cortes, Maria Luísa Cabrita, Ana Cristina Maia, Ana Santório, Isabel Costa, Merícia Estêvão, José Negrão e Paulo Pires, tendo sido lidos textos de Miguel Torga, Jorge Palma, Manuel António Pina, Eduardo Sá, José Luís Peixoto, Eduardo Galeano, António Gedeão, Boss AC, entre outros.

Para informações e esclarecimentos adicionais os interessados deverão contactar com a Biblioteca Municipal de Silves através do telefone 282 440 112 ou do endereço de correio eletrónico [email protected].

Saiba mais na plataforma online “A minha freguesia a Ler+”: http://aminhafreguesiaalermais.blogspot.pt

Comentários

pub