Projeto Algarteca vai colocar receitas típicas do Algarve em vídeo online

Receitas típicas de três aldeias do Algarve vão estar brevemente disponíveis em vídeo numa plataforma online, no âmbito do projeto […]

Receitas típicas de três aldeias do Algarve vão estar brevemente disponíveis em vídeo numa plataforma online, no âmbito do projeto «Algarteca» que pretende dar a conhecer e preservar este património cultural imaterial da região, recorrendo ao registo audiovisual.

Os vídeos, que já foram rodados e estão neste momento a ser editados, são falados em português e legendados em inglês e espanhol, deverão estar disponíveis para serem descarregados da Internet nas primeiras semanas de 2013 e vão também ser editados em DVD.

Esta iniciativa da associação Tertúlia Algarvia veio dar seguimento a um projeto de dinamização de aldeias do interior do Algarve, que teve o seu ponto alto com a publicação da obra «Festa da Gastronomia e das Receitas Típicas das Aldeias do Algarve».

Neste caso, as receitas que vão estar no centro das atenções são originais das aldeias de Estoi, Querença e Cachopo (no livro lançado há alguns anos pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve havia receitas de mais aldeias), mas com uma inovação em relação ao projeto original: a edição em vídeo e a inspiração conferida às receitas pelo chef Luís Parreira, convidado a participar no projeto.

«Candidatámo-nos ao Programa Proder para fazer uma evolução do projeto das receitas típicas. A ideia era fazer uma espécie de upgrade, colocando um chefe conceituado a trabalhar sobre estas receitas. Além disso, apesar de na Internet haver algum conteúdo escrito sobre a gastronomia típica algarvia, há muito pouco em vídeo», explicou ao Sul Informação João Amaro, da Tertúlia Algarvia.

Segundo João Amaro, os objetivos do projeto era pegar nestas receitas «preservá-las, de um ponto de vista digital e disseminá-las ao maior número de pessoas possível», já que qualquer pessoa, onde quer que esteja no mundo, poderá fazer o download dos vídeos.

Ao todo, serão produzidos 15 vídeos «cinco por cada aldeia», sendo que quatro são de receitas e o quinto de promoção das localidades onde foram cozinhadas, onde serão divulgadas outras tradições locais, para além das gastronómicas. Todos os vídeos foram rodados nas aldeias inseridas no projeto.

Em Estoi, concelho de Faro, o chef Luís Pareira explicou para as câmaras como se confeciona «a sopa montanheira, o xarém com conquilhas, os carapaus “alimados” e o arroz doce à moda de Estoi», segundo a Tertúlia Algarvia.

Em Querença, no largo da Igreja Matriz desta localidade louletana, o chefe de cozinha cozinhou Sopas de pão caseiro com bacalhau e poejo, peixe de escabeche, costeletas à serrenha e xeringos.

Já «entre os teares e os bordados em linho da artesã Maria Otília Cardeira», na aldeia de Cachopo, em Tavira, Luís  Parreira cozinhou sopa de beldroegas, açorda de alho, jantar de grão e bolo de mel.

 

Comentários

pub