Praias da Quinta do Lago e Vale do Lobo distinguidas com certificado Bandeira Azul 25 anos

Quinta do Lago e Vale do Lobo, no Concelho de Loulé, foram duas das praias portuguesas distinguidas com o Certificado […]

Quinta do Lago e Vale do Lobo, no Concelho de Loulé, foram duas das praias portuguesas distinguidas com o Certificado Internacional de Excelência – Bandeira Azul 25 anos, numa cerimónia oficial promovida pela Associação Bandeira Azul da Europa/FEE Portugal, que decorreu no passado dia 4 de dezembro, no Auditório Almada Negreiros, na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.

Esta entrega dos certificados Internacionais do Programa Bandeira Azul foi dirigida por José Archer, Presidente da Direção da ABAE/FEE Portugal, e contou com a participação do secretário de Estado dos Assuntos do Mar Manuel Pinto de Abreu, e representantes de outras entidades envolvidas, como a APA, DGAM, ICNF, Fundação Vodafone Portugal, vários municípios e operadores turísticos.

A coordenação internacional da Bandeira Azul tem vindo a galardoar as praias que apresentam elevados padrões de qualidade, nomeadamente no que concerne à qualidade da água balnear, educação ambiental, gestão ambiental e segurança, atribuindo certificados quando estas atingem 5, 10, 15, 20 e 25 anos de excelência.

Assim, as Praias da Quinta do Lago e Vale do Lobo foram distinguidas por atingirem um histórico de 25 anos de excelência, o coroar de um grande esforço desenvolvido ao longo de um quarto de século pelo Município em articulação com diversas entidades regionais e com os respetivos empreendimentos turísticos.

A Praia da Quinta do Lago encontra-se situada em pleno Parque Natural da Ria Formosa, numa zona de grande equilíbrio ecológico e sensibilidade paisagística e apresenta características únicas pelo facto de estar ligada ao empreendimento que lhe dá o nome por uma ponte de madeira (das mais extensas da Europa), que se eleva em harmonia sobre os esteiros da ria. A praia apresenta diversas zonas concessionadas com uma vasta e completa oferta de toldos e desportos náuticos, serviços geridos pelo próprio empreendimento e por distintas unidades hoteleiras locais.

O Restaurante Gigi, com uma localização privilegiada em plena zona dunar caracterizada por uma flora rica e aromática muito diversificada, é local de excelência para a observação de avifauna e apresenta uma oferta altamente qualificada, sendo por isso uma referência nacional e internacional.

Associada a uma estância turística de alta qualidade com excelentes infraestruturas, em particular na área do golfe e inserida numa área de grande biodiversidade e variedade de habitats, é importante referir que a Praia da Quinta do Lago é reconhecida também pelas certificações da qualidade e do ambiente (Normas ISO 9001 e ISO 14001).

A Praia de Vale do Lobo é envolvida pelo Empreendimento Turístico e tem como imagem as altas arribas ocres e rubras que lhe conferem uma beleza acrescida.

No cimo de uma dessas arribas encontra-se o famoso buraco 16 do Royal Golf Course, um exigente par 3 sobre a falésia, símbolo do golfe no Algarve e um dos cenários mais emblemáticos da modalidade na Europa. A par dos dois magníficos campos de golfe, o Royal e o Ocean, a praia é seguramente uma das principais atrações turísticas deste resort de excelência.

A Praça de Vale do Lobo, mesmo junto à praia, é o local onde residentes e turistas se reúnem ao final do dia e confraternizam pela noite dentro, usufruindo duma ampla oferta gastronómica e de animação. As Concessões de Praia que proporcionam uma vasta oferta de serviços e facilidades são geridas pelo próprio Empreendimento e pelo Hotel Dona Filipa, um equipamento de 5 estrelas de referência no Algarve, que se encontra na envolvência imediata da praia.

O Município de Loulé tem vindo a apostar fortemente na qualidade ambiental da sua orla costeira, tendo em 2012 sido hasteado o Galardão Bandeira Azul em todas as praias do Concelho: Quinta do Lago, Ancão, Garrão Nascente, Garrão Poente, Vale do Lobo, Loulé Velho, Almargem, Forte Novo, Quarteira e Vilamoura.

É muito importante realçar também o esforço logístico e económico dos concessionários das praias, que asseguram para além de serviços indispensáveis e obrigatórios como a vigilância dos banhistas, o apoio a pessoas com mobilidade reduzida. Assim, no Concelho de Loulé, as praias do Garrão Poente, Vale do Lobo, Loulé Velho, Forte Novo, Quarteira e Vilamoura apresentam condições privilegiadas de acessibilidade e mobilidade para todos.

Com 100% de praias galardoadas com a Bandeira Azul, o Município de Loulé contribuiu decisivamente para que o Algarve fosse recentemente distinguido como melhor destino de praia da Europa.

Comentários

pub