Portimão comemora a 11 de dezembro 88 anos de cidade

Pela Lei nº 1.692, assinada pelo Presidente da República Manuel Teixeira Gomes e publicada no “Diário do Governo” de 11 […]

Pela Lei nº 1.692, assinada pelo Presidente da República Manuel Teixeira Gomes e publicada no “Diário do Governo” de 11 de Dezembro 1924, Vila Nova de Portimão foi elevada a cidade, sendo o 88º aniversário desta data assinalado com várias iniciativas, para além dos habituais atos protocolares.

O programa inicia-se às 09h00 na Praça 1º de Maio, com o hastear das bandeiras, enquanto uma hora depois tem lugar a tradicional romagem ao túmulo de Manuel Teixeira Gomes, situado no Cemitério Municipal.

Está marcado para as 10h00 um passeio cultural pelo coração da cidade, subordinado ao mote “Gentes, Histórias e Locais”, com ponto de encontro na Casa Manuel Teixeira Gomes.

A partir das 11h00, decorre no Salão Nobre da Câmara Municipal a sessão solene, com intervenção dos representantes dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal de Portimão.

O Auditório Municipal de Portimão recebe às 15h00 a iniciativa popular “Portimão em Festa” com a animação a cargo de artistas locais e cujo programa inclui um espetáculo de Dança com as “Estrelinhas”, fado com a jovem Ana Baptista, música ligeira com o jovem Edmundo Inácio e a atuação do Grupo de Cavaquinhos da ASAP, da Tuna do ICP, do Grupo de Cantares Populares – Os Barlaventinos, do Grupo Coral de Portimão, de músicos do Conservatório de Portimão e do Grupo de Dança da Associação de Santomenses e Amigos do Algarve.

Cerca das 16h00, será inaugurado junto à Igreja de Nª Sr.ª do Amparo o topónimo em homenagem ao Padre Arsénio Castro da Silva, pelo relevante papel que desempenhou em prol dos mais carenciados da cidade.

A programação do dia terá outro ponto alto no Grande Auditório Nuno Mergulhão do TEMPO, a partir das 17h00, com a cerimónia “Portimão Presta Homenagem”, na qual serão homenageados funcionários municipais e entidades e individualidades que se distinguiram a favor da comunidade local, a que se seguirá a divulgação oficial dos projetos vencedores do Orçamento Participativo.

 

Programa Oficial do Dia da Cidade de Portimão

9h00 Hastear das Bandeiras
Local: Edifício dos Paços do Concelho

10h00 Romagem ao Túmulo Manuel Teixeira Gomes

10h00 Gentes, Histórias e Locais – Um passeio cultural, pelo coração da cidade de Portimão
Ponto de encontro: Casa Manuel Teixeira Gomes

11h00 Sessão Solene
Intervenção dos partidos políticos com assento na Assembleia Municipal
Local: Salão Nobre dos Paços do Concelho

15h00 “Portimão em Festa” com artistas da nossa terra: música, dança e muita animação
Local: Auditório Municipal de Portimão

16h00 Inauguração do Topónimo em homenagem ao Padre Arsénio Castro da Silva
Local: Junto à Igreja do Amparo

17h00 “Portimão Presta Homenagem”
Homenagem a funcionários municipais e a entidades/individualidades
Divulgação do Projetos vencedores do Orçamento Participativo
Animação musical com o Grupo Coral Adágio
Local: TEMPO- Teatro Municipal de Portimão (Grande Auditório Nuno Mergulhão)

Comentários

pub