Portimão assina protocolo sobre Gabinete de Avaliação e Prescrição da Atividade Física

Um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Portimão e a Associação de Centros de Saúde do Barlavento é […]

Um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Portimão e a Associação de Centros de Saúde do Barlavento é assinado este domingo, dia 9 de dezembro, no âmbito da recente abertura do Gabinete de Avaliação e Prescrição da Atividade Física, em iniciativa integrada nas comemorações dos 88 anos de elevação de Portimão à categoria de cidade.

Traduzido num apoio direto e personalizado de avaliação física, prescrição de exercício e controlo de objetivos, este serviço dirige-se a todos os que pretendam mudar o seu estilo de vida e se iniciem na prática de exercício físico, mas também a quem já tenha hábitos desportivos ou de atividade física.

Anamnese, padrão alimentar, composição corporal e avaliação da atividade física e funcional, são os parâmetros que irão ser aplicados pelo Gabinete e que poderão variar de acordo com a idade do praticante, sendo que a análise destes parâmetros permitirá a elaboração de uma prescrição adequada do exercício e o controlo periódico dos objetivos pretendidos.

O Gabinete terá atendimento às 6ªs feiras, entre as 9h30 e as 12h30, após prévia consulta de saúde do adulto, colocando à disposição dos interessados a avaliação da composição corporal (tanita), também dirigida para situações de perda ou aumento de peso, e a antropometria (perímetro abdominal).

De referir ainda que no caso de utentes com 60 anos ou mais, será possível a aplicação das Baterias de Fulltron, para análise da aptidão física e equilíbrio.

O novo serviço de apoio, que a Câmara passou a disponibilizar no Centro de Saúde de Portimão desde setembro último, tem ligação direta ao Programa Municipal de Atividade Física – Exercício e Saúde. 

A assinatura do protocolo está agendada para as 9h30 e terá lugar nas instalações do Complexo Desportivo de Alvor, local onde às 10h00 será dado o sinal de partida para a Marcha e Corrida Solidária cujo mote dirigido aos participantes vai no sentido de levarem um bem alimentar para o pequeno-almoço das crianças do Lar Bom Samaritano, podendo ser solicitadas mais informações para os seguintes contatos: Secretaria do Complexo Desportivo de Alvor – telefone 282 457 841/843 – email [email protected].

Gala do Desporto 2012

Como vem sendo tradição na programação do Dia da Cidade, o Município de Portimão promove no dia 9 de dezembro a Gala do Desporto 2012, onde serão distinguidos 473 atletas e 60 técnicos que se destacaram na época desportiva passada em 28 modalidades, representando 34 clubes.

O ano prestes a findar caraterizou-se por um conjunto de excelentes resultados regionais, nacionais e internacionais, do atletismo ao windsurf, passando pelo, basquetebol, canoagem, futsal, ginástica rítmica, hipismo, judo, natação adaptada, patinagem artística, pesca submarina, polo aquático, ténis ou voleibol, entre outras.

A presente edição desta homenagem aos campeões portimonenses, marcada para as 18h00 no Auditório Municipal de Portimão, tem como novidade o acréscimo no número de atletas e técnicos distinguidos, uma vez que passaram a ser tidos em linha de conta os títulos obtidos nas 2ªs divisões, em todos os escalões de formação.

Comentários

pub