Plataforma de emprego europeu será modernizada

A Comissão Europeia vai modernizar e melhorar a rede europeia de procura de emprego EURES. As alterações para modernizar a […]

A Comissão Europeia vai modernizar e melhorar a rede europeia de procura de emprego EURES. As alterações para modernizar a rede passam por ajudar os candidatos a emprego a entrar mais facilmente em contacto com empregadores, centrar a atenção nos setores e nas profissões em que existem menos qualificações e apoiar atividades de mobilidade específicas para os jovens.

Com estas medidas a Comissão pretende aumentar a mobilidade dos trabalhadores entre os Estados Membros e abrir caminho a um verdadeiro mercado de trabalho europeu.

Apesar das elevadas taxas de desemprego (mais de 25 milhões de pessoas na UE), existem ainda défices de mão-de-obra e vagas difíceis de promover.

As novas alterações deverão de ser aplicadas pela Comissão e pelos Estados-Membros o mais tardar em janeiro de 2014, mas os Estados-Membros têm liberdade para avançar antes da data limite consoante a sua necessidade de serviços.

 

O que é o Eures?

O EURES é uma rede de procura de emprego que reúne 31 serviços europeus de emprego nos Estados-Membros da UE, nos países do EEE (Noruega, Islândia e Liechtenstein) e na Suíça.

O portal de mobilidade profissional EURES é o único do género na UE, uma vez que é gratuito e oferece informação em 25 línguas sobre as condições de vida e de trabalho em todos os países participantes.

No Calendário de eventos do portal pode ainda consultar workshops, de informação sobre a utilização do portal, que têm lugar em toda a Europa.

Comentários

pub