Operação Natal 2012 com mais acidentes no Algarve, mas com mesmo número de vítimas mortais

Houve mais acidentes nas estradas do Algarve e mais feridos a lamentar durante a Operação Natal, mas não houve mais […]

Houve mais acidentes nas estradas do Algarve e mais feridos a lamentar durante a Operação Natal, mas não houve mais vítimas mortais do que nesta época festiva em 2011, ou seja, um morto em cada um dos anos, apesar de a operação ter durado mais dois dias do que é habitual.

Esta foi a primeira fase da operação montada pela GNR para promover a Segurança Rodoviária nas estradas portuguesas, durante as épocas festivas do Natal e Ano Novo e durou de 21 a 26 de dezembro.

A operação Ano Novo também já está no terreno desde ontem e vai durar até ao dia 1 de janeiro, às 24 horas.

Em 2012, a tradicional operação de Segurança Rodoviária lançada pelas autoridades durou seis dias, por o Natal ter sido antecedido de um fim-de-semana, em vez dos habituais quatro. O mesmo acontece com a que está atualmente em curso.

Nos dados fornecidos ao Sul Informação pelo Comando de Faro da GNR salta à vista o aumento do número de acidentes, que foram 71 na área de influência deste comando, que foram consideravelmente superiores aos de 2011.

Além da vítima mortal, houve a lamentar três feridos graves e 12 ligeiros, quando em 2011 se registou um ferido grave e nove ligeiros.

Nestas operações participam 1770 militares da Unidade Nacional de Trânsito e dos comandos territoriais, reforçados com efetivos da Unidade de Segurança e Honras de Estado e da Unidade de Intervenção, numa média diária de 800 ações.

Os agentes da GNR estarão particularmente atentos à condução sob a influência do álcool, ao controlo da velocidade e à não utilização do cinto de segurança e sistemas de retenção para crianças, bem como à utilização de telemóvel durante a condução, as principais causas de acidentes e de consequências mais graves no seu seguimento.

Comentários

pub