Oficina “Natal Slow” em Loulé com alunos da Escola Padre Cabanita

O Pólo Museológico dos Frutos Secos, em Loulé, recebe, na próxima sexta-feira, 14 de dezembro, pelas 18h00, a oficina “Natal […]

O Pólo Museológico dos Frutos Secos, em Loulé, recebe, na próxima sexta-feira, 14 de dezembro, pelas 18h00, a oficina “Natal Slow”, mais uma sessão de slow food dedicada a esta época natalícia. Esta iniciativa, organizada pela Associação Slow Food Algarve e Câmara Municipal de Loulé, vai contar com a participação do Slow Cabanita “Educação do Gosto”.

Esta oficina será dividida em três momentos: inicialmente existirá uma pequena conversa/dissertação sobre o tema, numa abordagem multicultural; segue-se uma pequena demonstração gastronómica e, finalmente, os participantes vão poder degustar algumas iguarias de Natal.

A entrada é livre.

O Slow Food é uma associação internacional sem fins lucrativos, fundada em 1989, como resposta aos efeitos padronizantes do fast food, ao desaparecimento das tradições culinárias regionais, ao decrescente interesse das pessoas na sua alimentação. É também objetivo do programa alertar para o facto de as nossas escolhas alimentares, os produtos que utilizamos e a sua procedência, poderem afetar a nossa saúde e a do planeta.

O Slow Food segue o conceito de ecogastronomia, conjugando o prazer e da alimentação equilibrada com consciência e responsabilidade, reconhecendo as fortes conexões entre o prato e o planeta.

O Slow Food Algarve, no âmbito do Programa Educação do Gosto da Rede Internacional Slowfood Education, propôs uma parceria Agrupamento de Escolas Padre J.C. Cabanita, de Loulé. A proposta foi aceite e, sob a coordenação da professora Otília Eusébio, docente da escola e líder do Slow Food Algarve, o projeto está a ser implementado, envolvendo alunos e professores de vários ciclos. Os programas escolares do Slow Food vão desde o treino de professores e a colaboração no currículo, até à melhoria das refeições escolares e organização de atividades extracurriculares.

Comentários

pub