Nove projetos algarvios concorrem à Missão Sorriso

Nove projetos algarvios concorrem este ano a mais uma edição da Missão Sorriso: «Crescer e Viver em Segurança», da ACES […]

Nove projetos algarvios concorrem este ano a mais uma edição da Missão Sorriso: «Crescer e Viver em Segurança», da ACES Central – UCC Olhar +, «Serviço de Apoio ao Domicílio/With Care», da APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve, «Clínica Social – Crescer XXI», da Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve – APATRIS 21, «Vitamin Art», do Centro Cultural e Social da Paróquia de São Martinho de Estoi, «Avós Ativos», do Centro Paroquial de Martinlongo, «Reabilitar Sorrisos, do Centro Paroquial de Vaqueiros, «Projeto Ivo», do MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da SIDA e ainda «Jovens de 80 anos» e «Mov_Lab – Laboratório de Marcha», ambos do Hospital de Faro.

Para votar em qualquer um destes projetos de entidades algarvias, basta aceder ao site da Missão Sorriso, e selecionar Faro no «Distrito». Depois pode votar quantas vezes quiser.

O Algarve já ganhou por duas vezes apoios da Missão Sorriso: em 2009, o apoio foi ganho pelo Hospital Distrital de Faro, enquanto em
2010 foi o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio, de Portimão.

A Missão Sorriso nasce em 2003 como resposta às necessidades dos serviços de pediatria e neonatologia de hospitais em zonas
de influência das Lojas Continente.

Através da venda de livros, cd, jogos e outros materiais com a marca deste projeto foram angariados, ao longo de 9 anos de existência, cerca de cinco milhões e meio de euros.

Este valor foi convertido em materiais médicos, lúdicos ou de apoio aos serviços de pediatria e neonatologia dos hospitais que contam com o apoio da Missão Sorriso.

 

Eis os projetos algarvios concorrentes:

Crescer e Viver em Segurança
ACES Central – UCC Olhar +

Numa primeira fase, serão realizados eventos para divulgar o projeto e sensibilizar a comunidade para o seu envolvimento.
Posteriormente, com a colaboração da comunidade, serão identificados os espaços públicos que coloquem em risco a segurança das crianças e articulando com o Município e empresas particulares da comunidade a assegurar a respetiva reparação dos espaços.
Finalmente, para formar uma população mais saudável e capacitada serão desenvolvidas ações de formação na comunidade nas áreas de Prevenção de Acidentes e Primeiros Socorros.

 

Serviço de Apoio ao Domicílio – With Care
APEXA – Associação de Apoio à Pessoa Excepcional do Algarve – APEXA

With Care pretende ser uma empresa especializada em serviços de apoio ao domicílio que objetiva investir nas capacidades e compensar as limitações do cliente por forma a fomentar a autonomia pessoal e garantir uma vida plena e feliz no conforto do seu lar.
Os serviços serão prestados por uma equipa composta por profissionais experientes, que intervirão no âmbito dos Cuidados de Saúde, Cuidados Pessoais e Atividades de Integração.
Objetivo: Promover o bem-estar a 30 pessoas idosas e pessoas com e sem deficiência, que se encontrem em situação temporária ou permanente de dependência, através de um conjunto de medidas e serviços no âmbito social, psicológico, saúde e lazer.

 

Clínica Social – Crescer XXI
Associação de Portadores de Trissomia 21 do Algarve – APATRIS 21

A APATRIS 21 com o projeto Crescer 21 – Clínica Social, pretende proporcionar uma intervenção clínico-terapêutica multidiciplinar em cerca de 100 crianças com perturbações de desenvolvimento, entre os 6 e os 18 anos de idade que não têm resposta.
Mais especificamente procura-se ampliar a oferta de serviços de saúde na região do Algarve, intervir/ reabilitar/ promover a saúde, no sentido de promover a autonomia e prestar auxílio socioeconómico às famílias através da criação de uma Loja Social.

 

Vitamin Art
Centro Cultural e Social da Paróquia de São Martinho de Estoi

Este é um projeto de saúde comunitária, com uma forte componente de animação sociocultural, sendo, por isso, de caráter interventivo.
Este projeto visa a criação de oficinas artísticas, desportivas e culinárias, que privilegiem o convívio e a troca de experiências intergeracionais.
Estas oficinas, à semelhança das ações de formação/sensibilização nas áreas da saúde e alimentação saudável, não se apresentam como um fim, mas como um meio educativo para a mudança de comportamentos e hábitos alimentares, na perspetiva da promoção da saúde e da melhoria da qualidade de vida.
Pretende-se que as crianças e idosos, público participativo do projeto, sejam atores de mudança comunitária, educando-se em comunhão, como diz Paulo Freire, e educando o público em geral, através da diversas áreas do projeto, em contextos tão diversos como as escolas, as instituições mediadoras de apoio alimentar, as instituições locais, os meios formativos.
Pretende-se também o envolvimento dos diversos membros da comunidade na promoção de novos comportamentos alimentares e na facilitação do acesso a uma maior diversidade alimentar saudável. Os produtores locais podem contribuir com os seus produtos para que famílias desfavorecidas tenham maior acesso a fruta e a produtos hortícolas, e as Direções das escolas podem facilitar o acesso a produtos alimentares saudáveis, introduzindo a sua venda a custos reduzidos nos bares e em máquinas de venda automática, ou de forma gratuita aos alunos benificiários de SASE. Às instituições mediadoras caberá o papel de introduzir mais e maior diversidade de fruta e produtos hortícolas nos seus cabazes de apoio alimentar.
Objetivo: Impulsionar a mudança das políticas de alimentação a nível local.

 

Avós Ativos
Centro Paroquial de Martinlongo

O Centro Paroquial de Martinlongo presta apoio a Idosos, criando condições para um envelhecimento bem-sucedido.
O Centro Paroquial de Martinlongo pretende implementar o Projeto “Avós Ativos”, com o objecivo de Promover o Envelhecimento Ativo, promovendo a manutenção da independência e autonomia, durante o processo de envelhecimento.
Prevê-se a criação de um Parque Geriátrico de modo a definir um circuito de exercício físico para os utentes da Instituição, assim como à comunidade envolvente.

 

Reabilitar Sorrisos
Centro Paroquial de Vaqueiros

O Centro Paroquial de Vaqueiros presta apoio aos idosos da freguesia de Vaqueiros e pretende com o projecto Reabilitar Sorrisos dotar a sala de fisioterapia de equipamentos adequados, criando condições para realizar tratamentos individualizados a cada utente com o objetivo de promover o envelhecimento activo, a reabilitação motora e autonomia no idoso, melhorar as suas capacidades psicomotoras e promover a qualidade de vida, o bem-estar e a auto-estima dos idosos da freguesia de Vaqueiros.

 

Projeto Ivo
MAPS – Movimento de Apoio à Problemática da SIDA

O Projeto Ivo, promovido pelo Movimento de Apoio à Problemática da Sida, tem como missão a integração de crianças e jovens com idades entre os 6 e 16 anos, afetados pelas problemáticas do VIH/Sida, toxicodependência, sem abrigo, imigrantes, minorias étnicas e população desfavorecida, sobretudo na educação, saúde, emprego e formação profissional, atuando de uma forma preventiva de exclusão social, dotando de meios de autonomização e apoiando na construção de um projeto de vida.

 

Jovens de 80 anos
Hospital de Faro

«Jovens de 80 anos» foi submetido pelo Serviço de Medicina Interna 1 do Hospital de Faro e pretende dotar o internamento deste serviço de equipamentos e ambientes capacitadores de uma maior autonomia dos idosos aqui internados, reduzindo a dependência e promovendo uma reintegração sociofamiliar mais célere, com ganhos efetivos em termos de qualidade de vida.
O envelhecimento populacional tem conduzido a um maior consumo de cuidados de saúde por parte dos idosos, pois a probalidade de adquirirem incapacidades físicas e cognitivas aumenta significativamente com o avançar da idade.
Com o internamento, os idosos, por vezes ficam condicionados a um período de inatividade condicionada pela própria condição de saúde, que pode conduzir a um aumento da perda funcional e todas as consequências que daí advém. Assim, surge a necessidade de dotar o serviço com equipamento adequado a minimizar estes efeitos e consequentemente permitir uma prestação de cuidados de qualidade.

 

Mov_Lab (Laboratório de Marcha)
Hospital de Faro

O presente projeto tem como objetivo criar um laboratório de marcha no HF-EPE, em parceria com a UALG, centrado no diagnóstico, intervenção e avaliação da intervenção terapêutica de patologias indutoras de grande restrição funcional (patologias músculo-esqueléticas do membro inferior, diabetes e AVC) e consequente incapacidade e perda de autonomia da população idosa do Algarve que recorre ao HF-EPE.
«Mov_Lab – Laboratório de Marcha», resulta de um parceria entre o Serviço de Medicina Física e de Reabilitação e a Universidade do Algarve e propõe-se a criar um centro de diagnóstico, intervenção e avaliação da intervenção terapêutica de patologias indutoras de grande restrição funcional nos mais idosos, como as patologias músculo-esqueléticas do membro inferior, a diabetes ou o AVC.

Comentários

pub