No Algarve, a crise não chegou ao espírito solidário

O Banco Alimentar Contra a Fome (BACF) do Algarve recolheu ao longo do fim-de-semana cerca de 173 toneladas de bens […]

O Banco Alimentar Contra a Fome (BACF) do Algarve recolheu ao longo do fim-de-semana cerca de 173 toneladas de bens alimentares, que serão distribuídos a instituições de toda a região algarvia.

São números «ligeiramente superiores» aos da campanha na mesma época do ano passado, mas que se tornam ainda mais significativos numa altura de profunda crise, que parece não ter chegado ao espírito solidário.

Estes resultados ainda não são definitivos, já que se reportam apenas à campanha em saco, que tem lugar em estabelecimentos comerciais. Até ao próximo domingo, ainda é possível aderir adquirindo vales do BACF nos supermercados aderentes ou contribuir online, no site do Banco Alimentar.

No caso dos vales, basta apresentar escolher um dos que estão disponíveis nos estabelecimentos comerciais e apresentá-lo na caixa. Estes vales apenas têm valor quando o seu código de barras é inserido no sistema do supermercado onde é adquirido, pelo que não vale entregar os pequenos papéis ao banco alimentar.

Já a campanha online permite que qualquer pessoa com uma ligação à Internet contribua, onde quer que se encontre. Para isso, basta ir ao site da campanha, escolher o que se quer doar e até se pode designar qual a região do país que se deseja apoiar.

A nível nacional, os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram em Portugal, no passado fim-de-semana, 2.914 toneladas de géneros alimentares na campanha realizada em 1.668 superfícies comerciais. Participaram mais de 38.500 voluntários.

A campanha decorreu no sábado e domingo, nos supermercados do país, com o objetivo de recolher alimentos essenciais para pessoas carenciadas, nomeadamente farinha, leite, arroz, massa, óleo, azeite e vários tipos de enlatados.

De acordo com o Banco Alimentar, as 2.914 toneladas de alimentos recolhidas serão distribuídas a partir da próxima semana a 2.373 instituições de solidariedade social, para entrega a cerca de 373 mil pessoas carenciadas.

A campanha dos Bancos Alimentares Contra a Fome realizada em novembro do ano passado recolheu cerca de 2.950 toneladas de alimentos.

Comentários

pub