Loulé lança ferramenta online de apoio ao munícipe inédita em Portugal

Os Munícipes de Loulé vão passar a ter mais uma palavra (mais precisamente um click) a dizer sobre a gestão […]

Os Munícipes de Loulé vão passar a ter mais uma palavra (mais precisamente um click) a dizer sobre a gestão do município, através da aplicação Apoio ao Munícipe Online.

Esta é uma inovadora ferramenta alojada na Internet, inédita em Portugal, desenvolvida pelos técnicos da autarquia e que pode significar «uma revolução» nos serviços prestados pela autarquia aos louletanos.

O portal, apresentado esta quinta-feira pela autarquia numa cerimónia em Loulé, faz parte de um esforço que tem sido levado a cabo de modernização administrativa.

Além desta e de outras ferramentas de gestão, a Câmara de Loulé apostou na digitalização de todos os documentos que dão entrada na autarquia, metodologia que será em breve extensível aos documentos internos.

A aplicação online ontem apresentada tem as características que se deseja neste tipo de ferramentas: é simples, de fácil acesso, amiga do utilizador e rápida.

Através dela, os munícipes podem avisar a autarquia sobre os mais diversos problemas, como um problema na rede de Iluminação Pública ou de Saneamento, questões ligadas à rede viária, problemas com contentores e resíduos urbanos e nos espaços verdes e de lazer.

Estas, por serem as áreas onde é mais comum haver reparos da parte dos munícipes, fazem parte da árvore de opções do site, mas um alerta que não se enquadre em nenhumas das áreas também pode ser feito, através da opção «Outros Assunto» e da descrição do problema.

O aviso do munícipe seguirá o mesmo caminho dos demais alertas: será diretamente encaminhado para os serviços camarários, que darão uma resposta assim que o receberem e, mais tarde, enviarão um email com novidades sobre a resolução (ou não) do problema.

Nas áreas pré-defenidas, o aviso segue «diretamente para o serviço responsável», disse o presidente da Câmara de Loulé Seruca Emídio na apresentação do portal.

Esta aplicação já está disponível online, mas até ao final de 2012 estará em modo de teste, para afinar os últimos pormenores. Mas, como foi possível ver na apresentação feita pelo vereador Aníbal Moreno, já está totalmente funcional.

O vereador da Câmara de Loulé fez uma demonstração do modo como funciona a aplicação, que, em breve, também poderá ser acedida através do Portal do Munícipe, e mostrou como se pode, por exemplo, avisar a autarquia de que há um candeeiro de rua avariado.

O processo é simples e assenta na georreferenciação, bastando ao munícipe apontar o local onde há o problema, num mapa online com um bom detalhe, escolher o assunto que reporta e deixar o seu email.

Para facilitar a vida aos louletanos, o mapa conta com informação variada, como a localização de todos os postes de iluminação pública do concelho, os parques existentes e onde se encontram as estruturas de recolha de resíduos sólidos, como contentores ou oleões, entre outros. E, claro, o nome das ruas.

«Começamos aqui, onde vamos parar não sabemos. Tecnicamente, não há qualquer problema em adicionar mais informação à aplicação», disse Aníbal Moreno. O limite é a capacidade dos serviços camarários, que, admitiu o vereador, têm agora um desafio. «Com a digitalização, já começámos a conseguir que os serviços tenham maior rapidez, mas depende muito das pessoas», disse.

Seruca Emídio vai mais longe e diz que esta ferramenta «é quase uma revolução em termos de rapidez e eficiência dos serviços». Mas é também «um passo substancial em termos técnicos, ao qual os funcionários terão de se adaptar da melhor forma».

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