Lagos registou redução de 25% da criminalidade

Lagos registou, de janeiro a outubro deste ano, uma redução de 25% da criminalidade em relação ao período homólogo, sendo […]

Lagos registou, de janeiro a outubro deste ano, uma redução de 25% da criminalidade em relação ao período homólogo, sendo que os crimes contra pessoas (em especial o crime de furto) foram os que registaram maior quebra (cerca de 35%).

Os dados são da Polícia de Segurança Pública (PSP) e foram apresentadas numa reunião com o executivo municipal de Lagos e os presidentes das juntas de freguesia do concelho, que teve lugar na Câmara, no âmbito da estratégia de reforço do policiamento de proximidade e de cooperação com as entidades locais.

A autarquia sublinha, em nota de imprensa, que «esta proximidade vai muito para além da colocação de efetivos nas ruas e das patrulhas por estes realizadas, consistindo igualmente numa estreita e regular articulação e cooperação com as diversas entidades locais, entre as quais a Câmara Municipal, as Juntas de Freguesia com incidência na área de jurisdição da PSP, as Escolas e as outras forças de segurança».

De acordo com as autoridades, o perfil geográfico da cidade não oferece preocupações assinaláveis, uma vez que, comparativamente com outras localidades, Lagos não apresenta zonas urbanas sensíveis em matéria de criminalidade.

No entanto, nesta área, foi identificada a necessidade de reforço das condições de iluminação pública em alguns arruamentos e espaços da cidade, devidamente identificados pela PSP, situação que a Câmara Municipal registou e passou de imediato aos serviços com vista à sua implementação no mais curto espaço de tempo.

Também foi abordada a questão das casas devolutas, sendo que a PSP disponibilizou-se a identificar junto da Câmara as situações que lhe oferecem mais preocupação para que os serviços municipais possam confrontar esses dados com os levantamentos já existentes no âmbito da Proteção Civil e das ações de fiscalização municipal e estabelecer prioridades de atuação.

O que se deseja é que a população se sinta cada vez mais tranquila e segura no seu município.

Nessa medida, e para o futuro, pretende-se:

manter os contratos locais de segurança, que promovem a articulação entre várias entidades, suscitando anualmente a concretização no terreno de um conjunto de ações coordenadas, de carácter preventivo e também curativo, ao nível da informação e sensibilização, da fiscalização e do policiamento (ex. ações dirigidas à venda ambulante; implementação do programa “Comércio Seguro”; sensibilização de residentes, comerciantes e turistas);

reforçar a divulgação sobre a atividade da PSP (em parceria com a autarquia);

dar continuidade ao projeto “Aprender a Crescer em Segurança”, que vai na sua 7.ª edição.

Comentários

pub