ISN salva golfinho junto à barra do Tejo (com vídeo)

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) salvou, no dia 18 de dezembro, um golfinho listado, juvenil, que se encontrava […]

O Instituto de Socorros a Náufragos (ISN) salvou, no dia 18 de dezembro, um golfinho listado, juvenil, que se encontrava em dificuldades junto à rebentação do baixio do Bugio, à entrada do Porto de Lisboa.

Avistado por elementos do Curso de Operador de Mota de Salvamento Marítimo para militares da Autoridade Marítima e Agentes da PM, que ainda tentaram afastá-lo de terra, o golfinho ficou retido na praia da Cova do Vapor, tendo sido prontamente resgatado pelos formandos e formadores do curso.

Após contactos com diversas entidades – entre as quais o Aquário Vasco da Gama, o Jardim Zoológico de Lisboa, a Câmara Municipal de Almada e o Instituto Português da Conservação da Natureza -, a equipa de salvamento foi aconselhada por diversos biólogos a conduzir o animal para longe de terra e libertá-lo, dado tratar-se de uma espécie de difícil adaptação a cativeiro.

Com recurso a uma embarcação que prestava apoio ao curso de formação, o golfinho foi transportado até cerca de três milhas a Oeste do farol do Bugio, onde foi libertado em segurança.

 

Veja aqui o vídeo do salvamento do golfinho.

 

 

Comentários

pub