Hospital de Faro promove colóquio sobre «Igualdade de Género – Saúde e Desenvolvimento Socioeconómico»

«Igualdade de Género – Saúde e Desenvolvimento Socioeconómico» é o tema do colóquio que o Hospital de Faro organiza no […]

«Igualdade de Género – Saúde e Desenvolvimento Socioeconómico» é o tema do colóquio que o Hospital de Faro organiza no próximo dia 13 de Dezembro.

A sessão de abertura, agendada para as 9h30 no auditório do Hospital, será presidida pelo vogal do Conselho de Administração do Hospital de Faro Luís Miguel Martins, e pela diretora do Centro Distrital de Segurança Social de Faro Ofélia Ramos.

O programa prossegue com a apresentação de diversos temas ligados à Igualdade de Género. A partir das 9h45h, Ana Celina Dias, chefe de Setor da Inclusão Social do Centro Distrital de Segurança Social de Faro, e Noélia Oliveira, técnica superior de Serviço Social, falam sobre «Problemáticas Emergentes e Tipologia de Apoios».
Às 10h30, António Filhó, presidente da Direção Nacional da Associação para o Planeamento Familiar, apresenta uma comunicação sobre «Questões de Género (re)produtoras de mecanismos de Exclusão na Saúde».

Após o intervalo, pelas 11h30, a diretora do Serviço de Obstetrícia Olga Viseu aborda a «Igualdade de Género – Saúde Sexual e Reprodutiva da Mulher».

A última comunicação do programa fica a cargo de Raul Coelho, coordenador do Núcleo Hospital de Apoio a Crianças e Jovens em Risco do Hospitalar de Faro, que vai refletir e apresentar alguns dados relativos à «Igualdade de Género e Violência Infantil».

Esta iniciativa, a primeira de um vasto programa de ações de sensibilização, informação e intervenção tem como objetivo aproximar os profissionais da área da saúde, enquanto agentes multiplicadores de boas práticas, e o público em geral em torno da reflexão sobre conceitos e questões essenciais relativamente à Igualdade de Género, evidenciando a importância da aplicação de um projeto deste âmbito numa unidade de saúde.

Integrado no Plano para Igualdade de Género que o Hospital de Faro está a desenvolver para posterior implementação, este projeto passará pela aplicação de questionários de autodiagnóstico a todos os colaboradores, pela inclusão de ações de formação em Igualdade de Género e Não Discriminação, bem como pela criação de manuais internos sobre o uso de uma linguagem inclusiva na Instituição e de outros materiais de informação de suporte.

De acordo com o grupo de trabalho responsável pela implementação deste projeto, “uma cidadania plena só será alcançada se existir por parte de mulheres e homens a consciência da necessidade de eliminar discriminações baseadas em estereótipos sociais e de género (re)produtoras de mecanismos de exclusão. A promoção da Igualdade de Género e da Cidadania só será eficazmente efetivada mediante a ação sobre públicos estratégicos que permitam multiplicar as ideias de transformação, assentes numa participação cidadã e numa cultura de igualdade”.

O Plano para a Igualdade foi delineado para o período temporal de 2012-2013 e entrará em vigor no último quadrimestre 2013. Estará sujeito a monitorização e acompanhamento, através da análise dos indicadores associados a cada ação e será objeto de avaliação anual. Posteriormente, com base nos resultados obtidos, e após análise da situação atual em matéria de igualdade e conciliação, serão definidas novas medidas a implementar.

Inscreva-se gratuitamente aqui .

Comentários

pub