Há muitas maneiras de contribuir para o Banco Alimentar

A recolha em saco do Banco Alimentar Contra a Fome (BACF) volta a estar em estabelecimentos comerciais de todos os […]

A recolha em saco do Banco Alimentar Contra a Fome (BACF) volta a estar em estabelecimentos comerciais de todos os concelhos do Algarve este domingo. Desde as maiores superfícies a negócios de menores dimensões, são já 140 as lojas na região em que a recolha de alimentos é feita, mas há outras formas de contribuir, para os que não puderem ir a estes locais.

A campanha deste fim de semana é um dos dois momentos de recolha direta, com envolvimento de equipas de voluntários (são já 38 500 em todo o país). Mas ajudar não implica ir a um estabelecimento comercial nos dias de campanha. Pode até ser feito através de qualquer computador com ligação à Internet.

Até dia 9 de dezembro, nos mesmos estabelecimentos que ontem e hoje acolheram equipas do BACF, podem ser adquiridos vales que simbolizam bens que posteriormente serão entregues à instituição.

Na campanha na Internet, que também dura até ao próximo domingo, pode-se escolher o bem que se quer doar e até escolher a região para onde quer que o seu donativo vá. Caso não seja selecionada essa opção, os bens são divididos pelos 20 BACF que já existem no país.

No Algarve, o Banco Alimentar já apoia 75 instituições de todos os concelhos da região e mais de 20 mil pessoas.

O objetivo dos responsáveis pelo BACF local é conseguir, com os alimentos que recolherem nesta campanha, alargar a sua atuação às 12 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que estão em lista de espera, o que permitiria ajudar com alimentos mais 2 a 3 mil pessoas no Algarve.

Numa altura em que o país atravessa uma profunda crise, que no Algarve tem vindo a atingir dimensões verdadeiramente alarmantes, muito por culpa da elevada taxa de desemprego, o repto que o BACF lança aos portugueses «Alimente esta Ideia» talvez nunca tenha feito tanto sentido.

Afinal, em termos globais, o BACF de Portugal distribui alimentos por 2373 IPSS de todo o país, que por sua vez os distribuem por mais de 373 mil pessoas.

Comentários

pub