Há menos criminalidade na Europa

Os níveis de criminalidade têm vindo a diminuir ao longo da última década na maioria dos países da União Europeia. […]

Os níveis de criminalidade têm vindo a diminuir ao longo da última década na maioria dos países da União Europeia. Há, contudo, diferenças consideráveis entre os vários tipos de crime.

De acordo com um relatório da Comissão Europeia, entre 2006 e 2009, a polícia registou um aumento de crimes em alguns Estados-Membros, particularmente assaltos a residências e tráfico de droga. Ao mesmo tempo, o número de furtos de automóveis, de crimes violentos e de roubos decresceu substancialmente.

Para baixar ainda mais os níveis de criminalidade na UE, a Comissão Europeia propôs um conjunto de iniciativas de prevenção da criminalidade que já se encontram em prática, no âmbito da Rede Europeia de Prevenção da Criminalidade (REPC).
Medidas como impedir os assaltos nas ruas, combater o cyber-bullying ou prevenir precocemente a toxicodependência são algumas das propostas que a RECP tem vindo a apoiar e a implementar desde 2001.

A rede presta também ajuda às entidades responsáveis na aplicação da lei, aos assistentes sociais e profissionais no domínio da juventude, aos profissionais de saúde, professores e universitários, bem como responsáveis políticos a nível da UE e a nível nacional.

Comentários

pub