Futuros dirigentes da AAUAlg formam lista candidata ao Conselho Geral da universidade

Filipa Braz da Silva também vai ser candidata a representante dos estudantes no Conselho Geral da Universidade do algarve, depois […]

Filipa Braz da Silva também vai ser candidata a representante dos estudantes no Conselho Geral da Universidade do algarve, depois de ter sido eleita há cerca de duas semanas como a próxima de presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), encabeçando uma lista composta por elementos da sua equipa.

As eleições dos representantes dos alunos no órgão de governo da academia algarvia, atualmente presidido por Fernando Ulrich, estão agendadas para o dia 21 de fevereiro. Neste ato eleitoral, serão escolhidos seis estudantes para o grupo de 35 pessoas que compõem o Conselho Geral, três de cada um dos subsistemas da UAlg (universitário e politécnico).

As listas de Filipa Braz integram cinco estudantes por cada um dos subsistemas, entre os quais os seus oito vice-presidentes (que representam as diferentes escolas e faculdades da UAlg).

Ao Conselho Geral cabe definir o desenvolvimento estratégico, a orientação e a supervisão da instituição, sendo também responsável pela eleição do Reitor.

Além dos estudantes, compõem este órgão 18 são representantes dos professores e, um representante dos funcionários não docentes, também eles eleitos, bem como dez personalidades externas de reconhecido mérito, cooptados pelos demais membros do conselho.

«Para Filipa Braz da Silva esta candidatura é natural e vai de encontro ao que tem sido feito pelas anteriores Direções Gerais da Associação Académica. Antes de existir Conselho Geral o órgão máximo da academia era o Senado, onde a Associação Académica tinha sete lugares por inerência, um por unidade orgânica, sendo que a Direção Geral nomeava normalmente os seus vice-presidentes», refere a candidatura de Filipa da Silva, numa nota de imprensa.

«Estamos a contar com o apoio de todos os estudantes. É pena que haja eleições para o Conselho Geral tão pouco tempo depois de ter havido eleições para a Associação Académica uma vez que poderá haver quem queira uma espécie de desforra e se candidate contra a Direcção Geral que tomará posse a 7 de Janeiro», considerou a candidata, segundo o mesmo documento.

«Mas não estamos acomodados e sabemos que temos de assumir as nossas responsabilidades dando a cara pelos estudantes e indo à luta, a todas as lutas. Tínhamos como lema estarmos “sempre acordados” e, tal como prometido aos nossos colegas, é nosso dever fazer tudo o que pudermos para defender os seus direitos», concluiu.

Segundo a nota de Imprensa, Filipa Braz da Silva chamou a atenção que o Conselho Geral, órgão que irá no início do próximo ano a eleições pela segunda vez na sua história, é a estrutura «mais importante da UAlg», pelo considera «fundamental» o envolvimento da sua equipa na AAUAlg.

A reestruturação da rede de ensino superior, a estratégia da universidade no médio e longo prazo e os orçamentos da universidade são apenas alguns dos muitos temas que se discutem no Conselho Geral. O futuro da Universidade não é claro e vivemos tempos muito difíceis, para além de que prometemos aos estudantes que colocaríamos a pedagogia e a resolução dos seus problemas acima de tudo o resto», enquadrou Filipa Braz da Silva.

Já sobre a eleição do próximo reitor, que será da responsabilidade de quem for eleito nos atos eleitorais que se avizinham, Filipa da Silva defendeu os representantes dos estudantes devem ser «isentos e imparciais e que decidam o seu voto com base nas diferentes alternativas que surjam na altura tendo em conta o que é melhor para a Universidade e para os estudantes».

Comentários

pub