Filipa da Silva vai ser a primeira mulher presidente da Associação Académica

Filipa Braz da Silva vai ser a próxima presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), tornando-se na primeira […]

Filipa Braz da Silva vai ser a próxima presidente da Associação Académica da Universidade do Algarve (AAUAlg), tornando-se na primeira mulher a ocupar o cargo. A aluna do mestrado integrado de Ciências Farmacêuticas venceu nas urnas Filipe da Silva por uma margem muito dilatada, garantindo 77,4 por cento dos votos, contra 18,8 por cento do seu adversário.

O resultado foi apurado hoje, já de madrugada, depois de apenas um dia de votação. A adesão foi significativa, em comparação a outros anos, com mais de 2300 alunos a participar, entre os quase 9 mil inscritos na universidade algarvia. No ano passado votaram cerca de 1400 alunos, mas havia apenas uma lista a votação para a Direção Geral.

A AAUAlg passa a contar com duas mulheres à frente dos dois principais órgãos da associação. Rita Correia encabeçava a única lista candidata à Mesa da Assembleia Geral e foi confirmada como próxima detentora do cargo. Ambas pertencem à atual direção geral.

A votação decorreu poucos dias depois de serem divulgados os resultados da auditoria feita às contas da associação académica. O timing para a divulgação dos resultados desta análise foram, na altura, justificados pelo ainda presidente da AAUAlg Pedro Barros com a dificuldade em pagar o estudo encomendado, dadas as dificuldades financeiras que a entidade atravessa.

A auditoria identificou um Passivo Circulante, ou seja, total, de cerca de 876 mil euros no final de 2011, atualmente em cerca de 700 mil euros, que a próxima Direção Geral irá herdar. A continuidade, neste caso, deverá significar também a continuação do saneamento financeiro da associação, um dos compromissos assumidos pela vencedora lista A no seu manifesto.

A bandeira principal da lista liderada por Filipa Braz da Silva foi a pedagogia, com os futuros dirigentes da AAUAlg a assumirem que, apesar de esta ser uma das principais PME do Algarve, com 40 funcionários, a sua principal responsabilidade é para com os estudantes, os seus associados.

Comentários

pub