Em São Brás, há uma árvore de Natal feita de bocadinhos de tempo

Em vez de fitas e bolinhas, em São Brás de Alportel há uma árvore de Natal diferente, que é feita […]

Em vez de fitas e bolinhas, em São Brás de Alportel há uma árvore de Natal diferente, que é feita de retalhos de tempo e fala da vida da gente.

A Árvore de Natal do Tempo, aberta ao público desde ontem, dia 12, no átrio do Cineteatro São Brás, revela mais uma surpreendente criação artística, de autoria da designer Sónia Martins, com a colaboração dos alunos da Universidade Sénior de São Brás de Alportel.

Esta peça artística mostra, pelo terceiro ano consecutivo, a capacidade de reinventar o Natal. No primeiro ano, 2010, a árvore de Natal celebrou a interculturalidade, com uma árvore onde couberam as quatro nacionalidades presentes na comunidade são-brasense; em 2011, a natureza cobriu de beleza e magia a árvore de natal natural, numa homenagem à Mãe Natureza, no culminar do Ano Internacional da Floresta.

Na edição deste ano, 2012, a Árvore de Natal do Tempo quer celebrar o “tic tac da vida” e unir gerações, no encerramento do Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e Solidariedade entre Gerações, numa homenagem à intergeracionalidade vivida em São Brás de Alportel.

Por isso, ao lado do trabalho aturado dos alunos da Universidade Sénior, podem apreciar-se os bonitos quadros do projeto “devolver a vida à serra” produzidos pelas pequenas mãos dos meninos e meninas do jardim de infância das Mealhas, convidados especiais a quem coube iluminar esta árvore de natal tão especial.

Esta peça única, feita de relógios, pequenos retalhos coloridos, fragmentos de memórias, de tempos do passado e do presente mostra a essência de quem tem a experiência dos anos e vive intensamente o presente para projetar o futuro.

A Árvore de natal do Tempo retrata nos seus troncos nus os vestígios do incêndio que devastou mais de 50% do território são-brasense, ressurgindo através da cor e do tic tac dos relógios a esperança do futuro.

Após a inauguração simbólica da Árvore de Natal do Tempo pela mão de uma criança seguiu-se também a inauguração de uma exposição sobre a Serra Ardida, retratada pelo olhar das crianças do Jardim de Infância de Mealhas.

Este encontro de gerações através da arte pode ser apreciado até dia 6 de janeiro.

 

Comentários

pub