Consulado-Geral do Brasil no Algarve recebeu comunidade brasileira da UAlg

O Consulado-Geral do Brasil no Algarve recebeu, no dia 18 de dezembro, docentes, investigadores e alunos de programas de intercâmbio […]

O Consulado-Geral do Brasil no Algarve recebeu, no dia 18 de dezembro, docentes, investigadores e alunos de programas de intercâmbio com o Brasil que, atualmente, integram a Universidade do Algarve.

Em vésperas do Natal, o Cônsul-Geral do Brasil em Faro, Manuel Innocencio, deu as boas vindas aos alunos brasileiros e aproveitou a oportunidade para “deixar abertas as portas” da repartição consular, como mais um ponto de apoio e de reencontro com o Brasil.

“Na verdade, não tão estrangeiras, pois a familiaridade da língua e dos costumes, os laços históricos e os afetos que nos aproximam, fazem de Portugal, e, sobretudo, desse encantador recanto do país que é o Algarve, uma extensão da nossa casa”, refere Manuel Innocencio .

A dimensão do Programa Ciência sem Fronteiras foi também focada pelo Cônsul-Geral que é, por si só, “o testemunho da grande preocupação e empenho do Governo brasileiro com a formação e com a alta capacitação de jovens nas áreas prioritárias das ciências exatas, da tecnologia, da informática, entre outras igualmente importantes, com o objetivo de integrá-los no crescente mercado de trabalho do Brasil”.

Na sua opinião, “este programa atende às duas principais agendas do Governo do Brasil: a educação e a inovação. Proporciona também a oportunidade de acesso de talentos nacionais ao mercado de trabalho, além de refletir, na variedade das áreas de formação priorizadas, a imensa diversidade étnica e regional e a necessidade de múltiplas competências.”

Manuel Innocencio dirigiu-se, ainda, aos jovens investigadores brasileiros e aos portugueses, chamando a atenção para esta “nova plataforma de oportunidades, que permitirá a construção de sólidas carreiras e a criação de sinergias, que possam contribuir para elevar e disseminar o conhecimento científico”.

Para terminar, o Cônsul-Geral agradeceu à Universidade do Algarve por “todo o apoio e estrutura oferecidos aos nossos estudantes, e aos professores e coordenadores dos núcleos académicos que em muito contribuirão para tornar mais sólidas as bases de uma frutífera cooperação e para o sucesso do Ciência sem Fronteiras”.

Comentários

pub