Comissão Europeia apresenta proposta para um futuro mais ecológico para a UE

A Comissão Europeia apresentou uma proposta destinada a orientar a política ambiental da União Europeia até 2020. Proteger a natureza […]

A Comissão Europeia apresentou uma proposta destinada a orientar a política ambiental da União Europeia até 2020. Proteger a natureza e reforçar o equilíbrio ecológico, incentivar um crescimento sustentável com baixa emissão de carbono e eficiente na utilização dos recursos e enfrentar eficazmente as ameaças à saúde relacionadas com o ambiente são os principais objectivos do documento.

Na proposta, é defendida a eliminação progressiva dos subsídios prejudiciais para o ambiente, a deslocação da pressão fiscal do trabalho para a poluição, a elaboração de acordos de parceria entre os Estados-Membros e a Comissão relativos à aplicação da legislação ambiental da UE e o desenvolvimento de um sistema de seguimento das despesas relacionadas com o ambiente no orçamento da UE.

A Comissão quer ainda ajudar as cidades da UE a tornarem-se mais sustentáveis e a melhorar a capacidade da UE para enfrentar os desafios regionais e mundiais em matéria de ambiente e clima.

Recentemente a Comissão Europeia aprovou 235 novos sítios propostos pelos Estados-Membros para reconhecimento como «sítios de importância comunitária», através do programa Natura 2000.

Comentários

pub