CHBA forma pela primeira vez especialistas de Ginecologia e Obstetrícia

A partir de dia 1 de Janeiro, o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA), em Portimão, passará a formar, pela […]

A partir de dia 1 de Janeiro, o Centro Hospitalar do Barlavento Algarvio (CHBA), em Portimão, passará a formar, pela primeira vez, especialistas em Ginecologia e Obstetrícia, anunciou este hospital.

Esta especialidade junta-se assim ao grupo mais vasto de especialistas, em formação nesta instituição, que inclui Medicina Interna, Cirurgia, Ortopedia, Gastroenterologia, Pediatria, Anestesia, Psiquiatria, Radiologia, Imunohemoterapia, Oftalmologia, Patologia Clínica e Anatomia Patológica.

Esta ampliação da capacidade formativa do CHBA advém de contactos formalizados pela Direção de Internato e Direção do Serviço de Ginecologia/Obstetrícia que resultaram na visita de membros do Colégio desta Especialidade da Ordem dos Médicos. Nesta visita foram analisadas, as condições, desempenho e resultados do Serviço.

Depois da avaliação, foi conferida a idoneidade formativa a este Serviço do CHBA, de modo a que este passe a formar médicos daquela especialidade.

«Este crescimento no número de especialidades com formação no Hospital é sempre precedido por um aferimento do cumprimento dos critérios de idoneidade para cada uma das especialidades. Na prática, apenas é concedida esta capacidade de formação se os serviços obtiverem uma boa avaliação na performance qualitativa e quantitativa na diversidade dos atos de diagnóstico ou terapêutica que executam», explicam os responsáveis pelo Centro Hospitalar.

Conhecendo-se o perfil etário dos Ginecologista/Obstetras do CHBA, «esta nova diferenciação vem pautar a instituição de dinamismo que a incorporação de elementos mais novos assegura», acrescentam.

Aquando da sua inauguração, já como Hospital do Barlavento Algarvio, nas novas instalações – no ano de 1999 – a instituição apenas detinha idoneidade formativa nas especialidades de Medicina Interna e Cirurgia.

Comentários

pub