Central fotovoltaica em Beja é um dos três projetos portugueses de energias renováveis financiados pela UE

A CPV ( construção de uma central fotovoltaica próximo de Beja) é um dos três projetos portugueses de energias renováveis […]

A CPV ( construção de uma central fotovoltaica próximo de Beja) é um dos três projetos portugueses de energias renováveis financiados pela Comissão Europeia. Os restantes são o Swell (aproveitamento das energia das ondas junto de Peniche), e o Windfloat (aproveitamento de energia eólica flutuante na costa portuguesa, perto da Póvoa de Varzim).

No total, a Comissão Europeia vai financiar com mais de 1,2 mil milhões de euros 23 projetos no domínio das energias renováveis em toda a Europa.

Os projetos, que vão desde a bioenergia (incluindo biocombustíveis avançados), energia solar concentrada, geotérmica, eólica e oceânica à gestão da produção distribuída de energias renováveis (redes inteligentes), serão cofinanciados pelas receitas obtidas com a venda de 200 milhões de licenças de emissão provenientes da reserva para novos operadores do Regime de Comércio de Licenças de Emissão da UE.

Após a sua criação e em funcionamento, estes 23 projetos aumentarão conjuntamente a produção anual de energias renováveis na Europa numa quantidade de energia que corresponde ao consumo anual de combustível de mais de um milhão de automóveis.

Igualmente importante é o facto dos projetos selecionados darem emprego a vários milhares de trabalhadores a tempo inteiro durante a fase de construção (os próximos 3-4 anos).

Os fundos não utlizados no primeiro concurso vão possibilitar um segundo convite à apresentação de projetos. Mais informação em: http://ec.europa.eu/clima/funding/ner300/index_en.htm

Comentários

pub