Câmara de Vila do Bispo reduz taxa de IMI para apoiar as famílias

A Câmara e a Assembleia Municipal de Vila do Bispo aprovaram a redução da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis […]

A Câmara e a Assembleia Municipal de Vila do Bispo aprovaram a redução da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) a aplicar em 2013, na sequência de uma proposta apresentada pelo presidente da autarquia, o que significa uma redução de 12,5% do valor a pagar comparativamente ao ano 2012.

«Dado que o Governo decidiu proceder à reavaliação dos imóveis, medida que terá custos muito elevados para a generalidade das famílias para o próximo ano, e considerando o aumento generalizado dos impostos previsto na Lei do Orçamento de Estado para o ano 2013», a Câmara Municipal de Vila do Bispo decidiu reduzir a taxa de IMI para o ano 2013 em 12,5%.

Reduzindo o valor deste imposto pago pelos munícipes, «esta medida significa uma perda de receita para a autarquia, mas um alívio na carga fiscal suportada» por eles, sublinha a Câmara de Vila do Bispo em nota de imprensa.

Assim, tendo em conta que se prevê um agravamento da situação económica, financeira e social das famílias em 2013, a Taxa do IMI a aplicar em 2013 aos prédios urbanos avaliados nos termos do CIMI será de 0,35%, contra os atuais 0,40% do corrente ano, o que traduz uma redução na taxa e consequentemente dos valores a cobrar relativamente ao ano 2012. As taxas restantes mantêm-se nos valores deste ano.

«Esta medida visa assim atenuar as dificuldades que a população enfrenta, no contexto da atual crise económica», frisa a autarquia, que recorda que o «atual executivo tem seguido uma política social através do reforço dos apoios concedidos às famílias mais carenciadas do município, nomeadamente ao nível da renda da casa, consultas médicas, medicamentos, bolsas de estudo, apoio à natalidade, apoio nos transportes e refeições escolares, apoio através de obras de melhoramento em moradias de pessoas idosas em dificuldades financeiras, entre muitos outros apoios, e que as mesmas deverão ser reforçadas no ano 2013 devido ao agravamento dos orçamentos familiares».

Comentários

pub