Câmara de Castro Marim celebra o Natal com a oferta de livros aos alunos do concelho

A Câmara Municipal de Castro Marim assinalou, este Natal, a entrada em funcionamento do Bibliomóvel com os alunos do concelho, […]

A Câmara Municipal de Castro Marim assinalou, este Natal, a entrada em funcionamento do Bibliomóvel com os alunos do concelho, a quem ofereceu as histórias escritas pelos autores Nuno Caravela e Manuel António Pina, numa viagem muito especial ao mundo dos livros, através da “biblioteca com rodas”.

A iniciativa teve como ponto de partida a narrativa de Nuno Caravela, “O Trenó Novo do Pai Natal”, que relata as preocupações deste, no Polo Norte, quando verificou que o seu trenó estava tão velho que já não podia fazer mais viagens para entregar as prendas aos meninos na noite de Natal.

Tocados pela magia do Natal e pelos valores da amizade e da solidariedade, que tão bem caracterizam a quadra natalícia, as crianças do pré-escolar do concelho ajudaram a construir um trenó novo.

Com um sorriso contagiante, vindo da Lapónia, cada um dos meninos estava orgulhoso por ter ajudado o Pai Natal na tarefa da distribuição das prendas, com a construção do novo trenó.

Depois, e com um olhar de espanto, visitaram o Bibliomóvel, que batizaram como a ”biblioteca com rodas”, dentro do qual folhearam livros, descobriram cds, Dvds e receberam alguns sacos com prendas da Câmara Municipal, entre elas, o livro de Nuno Caravela “O Trenó Novo do Pai Natal”.

A festa do Natal da Câmara Municipal prosseguiu para as mais de duas centenas de crianças das escolas do 1º Ciclo, agora que o Pai Natal já não tinha desculpa para chegar atrasado no Dia de Natal e, como escreveu, primorosamente, Manuel António Pina, no livro “O Cavalinho de Pau do Menino Jesus e outros contos de Natal “, “Quando soube que o Menino Jesus tinha nascido, o Pai Natal ficou contentíssimo. Vestiu-se a correr, carregou o trenó com presentes e chamou as renas: “Dasher, Dancer, Dunder… Venham depressa!”.

Todavia, o Pai Natal dos alunos do 1º ciclo das escolas de Castro Marim distraiu-se e deixou todas as prendas dentro do Bibliomóvel, despertando em todos eles o gosto de conhecer a biblioteca móvel e, ao mesmo, descobrir as prendas de Natal, incluindo o magnífico livro de Manuel António Pina.

Foi com esta interação entre a Biblioteca Municipal e os alunos do concelho que a Autarquia quis celebrar o Natal, sublinhando que os afetos, o amor ao próximo e o desejo de paz no mundo, enquanto valores perenes, devem estar sempre presentes na nossa vida.

Comentários

pub