Bernardo Sassetti homenageado hoje em Faro com música feita pelas suas mãos

«Pelas Mãos de Bernardo» nasceu muita música, que depressa se tornou referência do panorama cultural nacional e que fez do […]

«Pelas Mãos de Bernardo» nasceu muita música, que depressa se tornou referência do panorama cultural nacional e que fez do seu autor um dos mais respeitados artistas portugueses da sua geração. Bernardo Sassetti será homenageado hoje, sábado, no Teatro das Figuras em Faro, numa iniciativa que integra não só um concerto, mas também uma conversa em torno da sua obra.

O pianista e compositor português, que faleceu este ano, é o centro de um evento que começa às 18 horas, com uma tertúlia na qual qualquer um pode participar, que será complementada com trechos musicais de Bernardo Sassetti.

Ao público juntar-se-ão especialistas em música e artistas, nomeadamente o crítico e programador de Jazz da Fundação de Serralves António Curvelo, Manuel Jorge Veloso, crítico e divulgador pioneiro do género musical, o professor universitário Vítor Reia-Baptista e o músico Zé Eduardo, entre outros. A conversa terá lugar no Foyer do Teatro das Figuras.

Às 21h30 terá lugar o concerto «Pelas Mãos de Bernardo», que reúne cinco jovens pianistas: Alexandre Dahmen, Daniel Bernardes, Gonçalo Moreira, Ricardo Pinto e Luís Barrigas.

Um espetáculo que juntará temas originais do repertório de Bernardo Sassetti e de autores associados à sua discografia. Também unirá duas gerações de músicos, uma vez que aos cinco pianistas convidados se juntarão três “veteranos” e fiéis companheiros de Bernardo Sassetti: os contrabaixistas Carlos Barretto e Zé Eduardo e o baterista Alexandre Frazão.

Esta é uma homenagem da região a Bernardo Sassetti, organizada pela Associação Grémio das Musicas, sediada em Faro e dirigida por Zé Eduardo. Bernardo Sassetti, apesar de não ser do Algarve, vinha com regularidade ao Sul mostrar a sua arte e tem no seu vasto repertório obras ligadas à região.

São exemplos a «Suite para Dom Roberto», criação encomendada pelo Cine-Clube de Faro por ocasião do seu 50º aniversário, bem como o concerto/sinfonia «Gente Singular», obra composta no âmbito do 150º aniversário de Manuel Teixeira Gomes, inspirada na obra homónima do escritor portimonense.

Comentários

pub