Arquivo Municipal de Loulé promove exposição bibliográfica sobre Renato Costa

O Arquivo Municipal de Loulé organizou uma Exposição Bibliográfica sobre Renato Costa, que visa mostrar três facetas do homenageado enquanto […]

O Arquivo Municipal de Loulé organizou uma Exposição Bibliográfica sobre Renato Costa, que visa mostrar três facetas do homenageado enquanto investigador: a pesquisa na área da gastronomia tradicional, a reflexão sobre a Pedagogia e a Educação, a História Regional e Local.

A mostra é organizada no âmbito da doação do espólio documental que levou à tese de mestrado de Renato Costa, doado recentemente à Câmara Municipal de Loulé pela sua viúva, Dina Adão.

A Exposição Bibliográfica é inaugurada no dia 18 de dezembro, pelas 11h00, e poderá ser visitada até 15 de fevereiro, no átrio do Arquivo Municipal de Loulé. É constituída por três núcleos principais, precisamente no intuito de refletir as suas principais áreas de formação.

Nesta Exposição Bibliográfica, para além dos títulos publicados por Renato Costa, constam várias fotografias, recortes de jornais e revistas, objetos pessoais e ainda outros livros para os quais colaborou com artigos ou prefácios.

A visualização de documentários completa esta exposição.

Durante mais de 20 anos, Renato Costa foi o diretor pedagógico do Colégio Internacional de Vilamoura, e liderou, desde 1987, uma equipa de professores que se dedicou a aprofundar um modelo de educação internacional em Portugal.

Foi secretário-geral do ensino particular e cooperativo entre 1993 e 1995 e desempenhou vários cargos no ensino particular e cooperativo a nível nacional e internacional.

Foi ainda membro da American Educational Research Association e participou em múltiplas missões internacionais de educação em diversos países do mundo.

Como pedagogo, editou diversos livros, sendo o mais recente “Uma educação para a vida – um projeto de educação internacional no séc. XXI”, que apresentava uma síntese de 10 anos de práticas educativas, numa escola que levou por diante um projeto local e global de educação internacional.

Sob a sua direção, o Colégio Internacional de Vilamoura alcançou os mais elevados níveis de excelência, atingindo mesmo o topo do ranking de escolas nacionais.

Mas Renato Costa foi ainda gastrónomo e investigador, tendo abordado a cozinha como uma filosofia de vida. Desenvolvia desde 2005 projetos sobre a cozinha intemporal do Mediterrâneo. No Mercado Municipal de Loulé apresentou várias sessões de cozinha ao vivo, com criações inovadoras, elaboradas com recurso à utilização do património gastronómico local como principal fonte de inspiração.

Dos vários convidados do gastrónomo nesta iniciativa, salientam-se nomes de chefes importantes da cozinha internacional como Siefried Danier-Heinenann (Áustria, 1 estrela Michelin), Gonzalo Rey (Espanha), Nuno Diniz (Portugal, chef da York House), Jorge Breton (Espanha, 1 estrela Michelin), Nuno Mendes (Inglaterra), Jaime Pèrez, (Espanha, ex sub-chef no catering do El Bulli, de Ferran Adriá), Jonathan Pratt (Irlanda, ex-chefe da cozinha do Hilton, em Vilamoura), Chakall (Argentina, chef do famoso Restaurante em Lisboa, Quinta dos Frades), Dominique Lienhard (França), Fernando Fonseca (Portugal), Filipe Lago (Espanha), entre outros.

No âmbito da gastronomia, lançou os livros “Em Lume Brando” (2006), uma viagem ao pequeno mundo dos melhores restaurantes tradicionais algarvios e das suas receitas, “Dito & Feito”, bem como “Boca a Boca” e “Tal e Qual”, com Francisco Piedade.

Em 2010, editou “Sombras Refletidas” e “Sabores Intemporais”, onde misturava receitas tradicionais, outras de autor, com contos e pequenas histórias sobre personagens que foi conhecendo ao longo da vida.

Renato Costa faleceu há um ano.

Comentários

pub