«Inovar Algarve» não perdeu tempo a passar das palavras às ações

Olhos nos olhos e em diversas reuniões num espaço de tempo relativamente curto, empresários algarvios e andaluzes ficaram a conhecer-se […]

Olhos nos olhos e em diversas reuniões num espaço de tempo relativamente curto, empresários algarvios e andaluzes ficaram a conhecer-se melhor e procuraram descobrir novas oportunidades de negócio. O ciclo de conferências «Inovar Algarve» começou ontem, quarta-feira e não perdeu tempo a passar das palavras à ação.

Hoje, quinta-feira, será dada continuidade a esta lógica de aproximação entre agentes ligados ao conhecimento, mas num figurino diferente e mais abrangente. A partir entre as 10h30 e as 12h30 vão decorrer as primeiras sessões de trabalho temáticas, abertas a todos os que queiram participar, na Faculdade de Economia da Universidade do Algarve, nas Gambelas.

Nestas sessões, que decorrerão em paralelo, duas a duas, participarão empresários e investigadores, naquela que será uma tentativa de aproximar os dois mundos. Quem mais tem a ganhar, na visão da organização, é a economia regional e nacional.

Os encontros são abertos ao público em geral e abordarão diferentes áreas do conhecimento. Durante a manhã de hoje, vão decorrer, em simultâneo, sessões sobre «Mar: Gestão Costeira, Tecnologias Marinhas e Recursos» e «Turismo: Modalidades, Destinos, Produtos e Comportamentos».

Entre as 15 e as 17 horas, é repetido o mesmo modelo, mas desta vez as sessões debruçar-se-ão sobre as temáticas «Saúde, Alimentação e Bem-Estar» e «Artes e Património: Media, Artes e Tecnologia».

Ao longo do dia também haverá diversas apresentações feitas por especialistas em diferentes áreas, subordinadas ao tema geral «Universidade do Algarve enquanto Veículo de Inovação».

 

Encontros bilaterais procuraram aproximar empresários

Os encontros bilaterais entre empresários são uma prática cada vez mais comum de promoção de contatos e trabalho em rede entre empreendedores e marcaram o primeiro dia da iniciativa promovida pela Universidade do Algarve (UAlg), através do CRIA- Divisão de Empreendedorismo e transferência de Tecnologia.

As chamadas sessões «B2B Mettings» juntaram 43 representantes de 39 empresas dos dois lados da fronteira, dos mais variados setores de atividade. Em comum, têm o facto de serem empresas de base tecnológica, muitas delas com fortes ligações ao meio universitário.

Um bom exemplo é o da empresa algarvia de design de comunicação Design Thinkin, que esteve presente com dois representantes. Dois elementos da empresa nascida no ano passado no âmbito do projeto Ideias em Caixa de 2011 não quiseram perder a oportunidade de estender a sua rede de contactos e a possibilidade de evoluir, ao nível do conhecimento.

«Para nós, todas as questões ligadas ao empreendedorismo e transferência de tecnologia dentro da universidade para o mundo empresarial, são fundamentais», sintetizou o fundador da empresa António Lacerda.

«A ideia aqui é ver o que podemos dar a outras entidades e criar parcerias. Além de oportunidades de negócios», acrescentou Bruno Rodrigues, um dos alunos que António Lacerda desafiou a juntar-se ao jovem projeto.

No caso dos «B2B Mettings» do «Inovar Algarve», optou-se por um modelo onde foi o CRIA a sugerir encontros entre empresas que partilham interesses comuns. «Os empresários inscreveram-se no site e nós, com base nas respostas a uma série de perguntas, escolhemos três empresas com as quais se iriam encontrar», revelou Miguel Viegas, do CRIA.

Na pausa entre dois encontros com congéneres seus, Paulo Pedro, da Caviar Portugal, revelou que tem participado em muitos encontros deste género, dentro e fora de portas.

«Estes encontros são engraçados para estabelecer uma rede de contatos, para estabelecer uma rede de contactos que dificilmente iriamos encontrar. O resultado direto, imediato, muitas vezes não é muito palpável, pois estamos a falar de reuniões pequenas, entre pessoas que muitas vezes nem sequer se conhecem», disse.

Mas, como prova a sua experiência, podem ser pontapés de saída para parcerias interessantes. «Hoje falei com pessoas que já tinha falado numa reunião anterior, com o qual estamos a desenvolver projetos e já tínhamos combinado voltar a encontrar-nos aqui».

Comentários

pub