Zoo de Lagos acolhe grifos que se perdem na migração

O Zoo de Lagos acolhe as aves de rapina, nomeadamente os grifos, que, nesta altura do ano, durante a migração […]

O Zoo de Lagos acolhe as aves de rapina, nomeadamente os grifos, que, nesta altura do ano, durante a migração outonal, se perdem na zona de Sagres, para depois reencaminhar estes animais para os técnicos do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.

O Zoo de Lagos afirma-se disponível «para receber os contactos de todos os que pelo seu caminho encontrarem aves migratórias perdidas na sua deslocação. Vamos ao local, recolhemos a ave e depois reencaminhamos para o ICNF».

«Nesta missão já recolhemos e reencaminhamos dois grifos que estavam cansados e precisavam de apoio para recuperar». acrescenta este parque zoológico situado perto de Barão de S. Miguel, no interior do concelho de Lagos.

Nesta época do ano, em especial nos meses de setembro e outubro, é tempo de migração de muitas aves que se deslocam do Norte da Europa para terras mais quentes, como o Norte de África.

Vila do Bispo e Lagos são alguns dos concelhos cujos céus são atravessados por estas aves em migração.

Muitos são juvenis de várias espécies que rumam a um novo destino. Os grifos (Gyps fulvus), uma das espécies de abutres, são em maior número e acontece, muitas vezes, que estes animais se cansam e na impossibilidade de retomar o caminho com os outros indivíduos do bando, acabam por ficar em terra, meio perdidos e deslocados do seu verdadeiro habitat.

Comentários

pub