Vencedores da 2ª corrida fotográfica de VRSA já são conhecidos

Os vencedores da 2ª corrida fotográfica no concelho de Vila Real de Santo António, que decorreu a 29 de Setembro, […]

Os vencedores da 2ª corrida fotográfica no concelho de Vila Real de Santo António, que decorreu a 29 de Setembro, no âmbito das Jornadas Europeias do Património, já estão encontrados.

O júri, constituído por José Carlos Barros, arquiteto e vice-presidente da Câmara de Vila Real de Santo António, Carlos Afonso, fotógrafo da Associação ¼ Escuro, e Fernando Soares, fotógrafo da Associação ¼ Escuro, reuniu-se no dia 16 de outubro, tendo sido premiados os seguintes trabalhos, pela sua qualidade fotográfica e valor patrimonial dos elementos registados:

1º Prémio – “Privado” de Ana Mónica Moreno
2º Prémio – “Nora” de Maria de Fátima Afonso
3º Prémio – “Poço” de Maria Isabel Gaviño Cabrera

O júri decidiu ainda atribuir menções honrosas a:

“Marítimo” de Ana Mónica Moreno
“Trabalho em terra” de Maartje Isabelle Vens
“Depósito” de José Manuel Palma Gonçalves

A corrida fotográfica tinha este ano como tema os “Patrimónios da água”, elementos identificadores do património e paisagem na região.

2º Prémio – “Nora” de Maria de Fátima Afonso

Minas, canhas, poços, noras, aquedutos, tanques, cisternas, represas, fontes marcam e identificam, ainda hoje, o território algarvio, em especial o barrocal com as suas hortas e pomares. Uma paisagem cultural trabalhada pelo homem, século após século onde se sobrepõem heranças de romanos, árabes e populações que lhes sucederam. Também no litoral, onde as comunidades se viraram para o mar e para a ria na busca de sustento, vamos encontrar em estreita relação com a água, não só valiosos ecossistemas, como também, no domínio do património imaterial, diversas actividades e saberes-fazeres ligados à pesca, mariscagem, salinicultura, navegação marítima e fluvial.

Ao longo de um percurso previamente definido, os participantes foram desafiados a registar, ao longo de um dia, conjuntos edificados (noras, fontes, poços, tanques, cisternas, açudes,…) bem como hortas e pomares associados, áreas de valor ambiental e paisagístico ligadas à água (ria Formosa, sapal de Vila Real de Santo António e Castro Marim, praia da Manta Rota, baía de Monte Gordo, rio Guadiana,…), e ainda, no domínio do património cultural imaterial, atividades profissionais e saberes-fazeres ligados à pesca, mariscagem, salinicultura e navegação.

Participaram nove concorrentes, com 90 fotografias.

3º Prémio – “Poço” de Maria Isabel Gaviño Cabrera

A corrida foi uma organização da Câmara Municipal de Vila Real de Santo António / Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, com o apoio de Passeios da Ria Formosa; Restaurante Sem Espinhas e Quinta da Fornalha – Agricultura Biológica e Ecoturismo Sustentável.

A Câmara Municipal de Vila Real de Santo António anunciou ainda que pretende expor os melhores trabalhos no início do próximo ano.

Comentários

pub