Utentes da Via do Infante assinalam um ano de portagens com almoço/debate

A Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI) vai assinalar no dia 8 de dezembro o primeiro ano de […]

A Comissão de Utentes da Via do Infante (CUVI) vai assinalar no dia 8 de dezembro o primeiro ano de introdução de portagens na A22 com um almoço/debate e um conjunto de ações «de envergadura» que serão anunciadas «muito brevemente». Também haverá ações surpresa, envolvendo a EN 125 e a Via do Infante.

O almoço de sábado está agendado para as 13 horas, no Restaurante Zé do Norte, perto das Quatro Estradas, em Quarteira, seguindo-se um debate, com começo marcado para as 14h30.

«Neste debate serão analisadas e discutidas as catastróficas consequências decorrentes das portagens na A22 e que se abateram sobre o Algarve. Também serão aprovadas novas formas de luta com vista à suspensão imediata das portagens», revelou a CUVI.

A comissão convidou diversos utentes da Via do Infante, incluindo os presidentes de Câmara, entidades e organizações empresariais, sindicais e outras do Algarve. «Todos poderão participar, propondo novas iniciativas e relatando as suas experiências e dificuldades que se agravaram dramaticamente neste último ano na região», assegurou.

«Com efeito, um ano depois as portagens contribuíram e estão a contribuir poderosamente para o desastre social e económico da região. Muitas empresas estão a fechar todos os dias, são já dezenas de milhares de desempregados, as mortes e os feridos graves na EN 125 e vias secundárias já destruíram dezenas de famílias», denunciou a CUVI.

Quanto a culpados, os ativistas anti-portagens apontam o dedo ao «Governo PSD/CDS e todos aqueles que apoiam as famigeradas portagens». Já a solução avançada para o problema, é a que a CUVI exige desde o início, a «suspensão imediata das portagens».

As inscrições para o almoço/debate, que custa, 10 euros por pessoa (o almoço), poderão ser feitas através dos telemóveis 96 516 22 23, 96 533 41 55, 96 317 26 08, ou para o e-mail [email protected].

Comentários

pub