Universidade do Algarve lançou livro «Mar Português» em Lisboa

O livro «Mar Português», livro editado pela Universidade do Algarve (UAlg) e que reúne as comunicações feitas num encontro promovido […]

O livro «Mar Português», livro editado pela Universidade do Algarve (UAlg) e que reúne as comunicações feitas num encontro promovido pela Instituição de Ensino Superior algarvia no Dia do Mar em 2011, foi lançado esta quarta-feira em Lisboa, numa sessão que teve lugar no Pavilhão do Conhecimento.

Há cerca de um ano atrás, o encontro dedicado ao Mar da UAlg juntou especialistas nas mais diversas áreas em torno do tema «Conhecimento, Valorização e Desenvolvimento» do Mar Português e foi um contributo da academia algarvia para a dinamização da Economia do Mar e criação de um cluster na região neste setor económico.

A sessão de apresentação do livro, a cargo do administrador da Fundação Calouste Gulbenkian Emílio Rui Vilar, foi presidida pelo reitor da Universidade do Algarve João Guerreiro e contou com a presença do presidente do Conselho de Reitores das Universidades Portuguesas António Rendas.

Segundo um comunicado da Universidade do Algarve, João Guerreiro considerou, na ocasião, que «embora haja uma colossal agitação em torno do Mar, esta atividade quase frenética não apresenta frequentemente orientação, falta-lhe coerência, evita a concertação, inibe a parceria e, por todos estes motivos, não reflete ou impõe uma estratégia nacional».

Daí a promoção, primeiro, do encontro dedicado ao Mar e, agora, o lançamento desta obra. Para João Guerreiro, este é um «domínio no qual a aproximação de empresas, laboratórios de investigação, universidades e administração poderia dar melhores resultados e catapultar para um desígnio nacional a exploração e valorização dos recursos e dos serviços proporcionados pelo Mar».

Para Rui Vilar, este livro «abre caminho para o enorme potencial económico do Mar». O administrador da Fundação Calouste Gulbenkian frisou o paralelismo entre a obra agora apresentada e o livro lançado em 2010 «Políticas Públicas do Mar», do qual é co-autor. Para Rui Vilar, ambos os livros refletem «as mesmas preocupações» e tentam «ultrapassar este aparente enigma e paradoxo que tem a ver com a relação que Portugal tem com o Mar».

A sessão de apresentação do livro contou com diversos membros do Governo, entre os quais a ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território Assunção Cristas.

Inserida na Semana da Ciência e Tecnologia 2012, organizada pela Agência Nacional Ciência Viva, esta iniciativa contou, ainda, com a participação de reputados especialistas, entre os quais Mário Ruivo, presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS) e alguns deputados da Assembleia da República.

Comentários

pub