Turismo do Algarve prepara memorando para apresentar ao Governo

A direção do Turismo do Algarve está a preparar um memorando para apresentar à administração central com os contributos dos […]

A direção do Turismo do Algarve está a preparar um memorando para apresentar à administração central com os contributos dos parceiros regionais do setor. Na última semana foram ouvidas as associações de aluguer de automóveis sem condutor e de restauração.

«Queremos o turismo algarvio a falar a uma só voz», resume Desidério Silva. Esta ideia foi apresentada aos representantes da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que aproveitaram o encontro para reforçarem a sua posição sobre o «efeito negativo» na restauração da manutenção da taxa do IVA em 23 por cento. O presidente do Turismo algarvio mostrou-se disponível para «trabalhar em conjunto» com esta associação que é a mais representativa do setor no país.

A importância das rent-a-car para a imagem do destino turístico e os problemas que atingem estas empresas, tais como a subida do IVA para a taxa máxima de 23 por cento ou a dificuldade de pagamento de portagens eletrónicas pelos turistas estrangeiros, foram assuntos debatidos na reunião do executivo do Turismo do Algarve com a Associação dos Industriais de Aluguer de Automóveis sem Condutor (ARAC) e a Associação das Empresas de Rent-a-car do Algarve (ARA).

 

ATA consulta parceiros regionais

Ainda neste âmbito – mas enquanto presidente da Associação Turismo do Algarve (ATA), que representa o destino nos mercados externos –, Desidério Silva reuniu-se com associações de promoção turística da região.

O responsável defende uma maior aproximação do Turismo de Albufeira e do Turismo de Portimão à agência regional de promoção turística do Algarve. Com esta medida, o presidente antevê uma representação «coordenada» e «mais alargada» do Algarve em roadshows, workshops e feiras de turismo internacionais já a partir do próximo ano.

As conclusões desta ronda de consultas com os parceiros regionais vão ser apresentadas numa conferência de imprensa a ter lugar no início da próxima semana.

Comentários

pub