Tornado deixou três famílias desalojadas em Lagoa (atualizada)

São pelos menos três as famílias, um total de 12 pessoas, que ficaram desalojadas na cidade de Lagoa na sequência […]

São pelos menos três as famílias, um total de 12 pessoas, que ficaram desalojadas na cidade de Lagoa na sequência de um tornado que atingiu este concelho e o de Silves esta sexta-feira ao início da tarde.

No total há 10 feridos, dois deles em estado grave, segundo revelou fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).

Um dos feridos é um homem que foi arrastado pelo vento dentro do seu carro e voou literalmente alguns metros, tendo depois de ser desencarcerado pelos bombeiros.

A passagem do fenómeno meteorológico, que segundo meteorologistas que falaram com o Sul Informação terá sido um tornado de uma intensidade já bastante elevada, foi rápida e muito destrutiva.

Carros voaram, ficando em alguns casos empilhados em cima de outros, dezenas de casas ficaram sem telhado, outras viram o seu recheio arrancado pela força do vento e árvores foram arrancadas do chão. Tudo em pouco minutos, num rasto de destruição que se estendeu de Carvoeiro a Silves.

Num dos prédios mais afetados, no bairro Lagoa Sol, na zona onde se situa o Centro de Saúde, a GNR ou o Auditório Municipal, havia mesmo marcas de pneus de um carro que foi sugado pelo vento e atirado contra a parede à altura do primeiro andar.

O vice-presidente da Câmara de Lagoa estima que mais de 100 habitações tenham sido danificadas apenas naquela cidade algarvia.

Rui Correia acrescentou que, além das casas e apartamentos no bairro conhecido como Lagoa Sol, há ainda dezenas de outras habitações afetadas entre Carvoeiro e Lagoa, na sua maioria casas em empreendimentos turísticos, mas algumas com moradores permanentes.

O autarca acrescenta que os serviços municipais contabilizaram já também prejuízos em muitas dezenas de veículos, árvores, sinais de trânsito e postes de eletricidade.

Ambos os municípios já acionaram os planos de emergência municipal e Lagoa terá colocado o concelho em Estado de Alerta Vermelho. Às 18h15 de hoje, a ocorrência continuava ativa no site da Proteção Civil.

 

Veja mais fotos aqui.

Comentários

pub