Teatro das Figuras aposta na produção local em dezembro

As estruturas de criação e produção artística de Faro vão dinamizar a programação do Teatro das Figuras no mês de […]

As estruturas de criação e produção artística de Faro vão dinamizar a programação do Teatro das Figuras no mês de dezembro. Uma homenagem da região ao músico Bernardo Sassetti, os 10 anos da RUA FM e o bailado «Branca de Neve» são as principais propostas do Teatro Municipal de Faro para o próximo mês, todas elas criadas e produzidas no Algarve.

No próximo sábado, o primeiro dia de dezembro, o espaço cultural farense acolhe uma homenagem ao pianista Benardo Sassetti, que faleceu este ano. Uma iniciativa que começa com uma conversa informal e terá o seu ponto alto num concerto com um repertório de temas originais do conceituado músico e compositor português e de autores associados à sua discografia.

A partir das 18 horas, juntar-se-ão à conversa no Foyer do Teatro das Figuras o crítico e programador de Jazz da Fundação de Serralves António Curvelo, Manuel Jorge Veloso, crítico e divulgador pioneiro do género musical, o professor universitário Vítor Reia-Baptista e o músico Zé Eduardo, entre outros músicos, bem como todo o público interessado. Além do debate, haverá audição comentada de trechos musicais.

Às 21h30 terá lugar o concerto «Pelas Mãos de Bernardo», que reúne cinco jovens pianistas: Alexandre Dahmen, Daniel Bernardes, Gonçalo Moreira, Ricardo Pinto e Luís Barrigas.

Este acontecimento, produzido pela Associação Grémio da Músicas no âmbito do Festival Jazz no Inverno 2012, junta em palco duas gerações, com os  jovens solistas convidados a serem acompanhados por três “veteranos” e fiéis companheiros de Bernardo Sassetti: os contrabaixistas Carlos Barretto e Zé Eduardo e o baterista Alexandre Frazão.

Uma semana depois, no dia 8 de dezembro, comemora-se o 10º aniversário da Rádio Universitária do Algarve RUA FM, na gala «RUA FM ao Vivo – 10 Anos de Grau Superior». O evento terá música, com atuações de Frankie Chavez e JP Simões, e teatro, pelo Grupo de Teatro Universitário Sincera.

A 21 e 22 de dezembro, o palco de Teatro das Figuras recebe um bailado clássico, o espetáculo «Branca de Neve», pela Companhia de Dança do Algarve, que escolhe esta obra com música de Tchaikovsky como a sua já habitual produção de Natal.

O bailado conta com a direção artística de Evgueni Beliaev e coreografias de Evgueni Beliaev, Natalya Abramova e Carolina Cantinho. Além de apresentações para o público em geral, haverá uma sessão especial para o público escolar, no dia 21 de dezembro às 10h30, que terá o preço especial de 5 euros por pessoa.

Mais informação sobre a programação e atividades do Teatro Municipal de Faro podem ser obtidas no site desta estrutura.

Comentários

pub