Tcheka é o nome que se segue no ciclo «Cantautores» em Santo Estêvão

Tcheka, jovem autor, compositor e intérprete cabo-verdiano, é o convidado do segundo concerto do ciclo «Cantautores», marcado para sábado, dia […]

Tcheka, jovem autor, compositor e intérprete cabo-verdiano, é o convidado do segundo concerto do ciclo «Cantautores», marcado para sábado, dia 17 de novembro, a partir das 22h30, na Casa do Povo de Santo Estêvão (CPSE), no interior do concelho de Tavira.

Este que é um dos grandes nomes da nova geração de músicos cabo-verdianos trará à sala da Casa do Povo o seu mais recente trabalho «Dor de Mar». É uma oportunidade única para ouvir e ver cantautor de Cabo Verde que se desloca ao nosso país, no âmbito do Lisboa Mistura, a que a CPSE se orgulha de também se poder associar.

O público poderá assim assistir ao concerto único em terras algarvias deste nome da world music, com a sua voz rouca e a guitarra inseparável.

O ciclo de programação «Cantautores», promovido pela CPSE, começou no passado dia 3 de novembro com um concerto do português B Fachada.

Conhecido como Tcheka, Manuel Lopes Andrade, autor, compositor e intérprete de toda a sua obra, está de regresso com o quarto disco «Dor de Mar».

O seu nome já ecoava na Praia e no arquipélago de Cabo Verde desde o início de 2000, tendo assinado com a editora Lusafrica em 2002. Com o seu primeiro álbum «Argui!», editado no ano seguinte, Tcheka consagra o renascer do batuque, um ritmo tradicional feminino da ilha de Santiago, de onde é oriundo.

Distanciado de uma produção mais elaborada, redescobre as virtudes do acústico, no delicioso «Nu Monda» em 2005, pelo qual recebe o prémio RFI Musiques du Monde 2005. Um álbum singular que o coloca nos primeiros lugares da nova vaga musical cabo-verdiana, ao lado de Lura, para quem já compôs alguns temas.

A sua voz revela plenamente a versatilidade que a caracteriza, com a facilidade desconcertante de passar em segundos de uma entoação melancólica para um registo de sentimento de alegria.

Num percurso feito de tournées um pouco por todo o mundo, Tcheka, cartaz de prestigiados festivais, cruzou-se e criou cumplicidade com alguns nomes da World Music, ao exemplo do brasileiro Lénine, que viria a dirigir a produção do seu terceiro disco “Lonji”, editado em 2007. Num desafio influenciado por encontros e cruzamentos atlânticos, este álbum reflete a faceta cosmopolita da personalidade de Tcheka.

Paralelo ao reconhecimento do seu trabalho, quer nacional, quer internacional, Tcheka veio a aperfeiçoar durante vários anos os doze temas que integram este álbum «Dor de Mar», lançado em Setembro de 2011.

O ciclo «Cantautores» vai continuar nos próximos meses, estando já programados concertos de JP Simões (7 de dezembro), Sebastião Antunes (12 de janeir0) e Pucarinho (23 de fevereiro). Pelo meio, poderá haver ainda outras surpresas nesta programação da muito ativa Casa do Povo de Santo Estêvão.

A entrada nestes concertos custa 5 euros, com direito a uma bebida (cerveja, sumo ou água).

Mantenha-se atento ao nosso site, já que, porque o Sul Informação é o media partner oficial deste ciclo, pode haver surpresas para os nossos leitores.

 

Comentários

pub