Recensão ao livro «Rómulo de Carvalho/António Gedeão – Príncipe Perfeito»

Recensão à biografia escrita por Cristina Carvalho e recentemente publicada pela Editorial Estampa, incluída na sua coleção “memória das letras”. […]

Recensão à biografia escrita por Cristina Carvalho e recentemente publicada pela Editorial Estampa, incluída na sua coleção “memória das letras”.

Rómulo de Carvalho é uma personalidade incontornável da cultura portuguesa do século XX. Professor de Físico-Química (no Liceu Camões, em Lisboa, Liceu Dom João III – hoje José Falcão – em Coimbra, e Liceu Pedro Nunes, em Lisboa), pedagogo, investigador, historiador, divulgador de conhecimento científico e, poeta.

Como professor, marcou gerações de alunos e cativou muitos deles para as ciências. Como investigador e historiador, deixou-nos obras ainda hoje inultrapassadas e de referência incontornável como seja a “História do Gabinete de Física da Universidade de Coimbra” e “História do Ensino em Portugal desde a Fundação da Nacionalidade até ao Fim do Regime de Salazar-Caetano”.

Como divulgador de ciência “para todos”, marca a história da ciência em Portugal: há nitidamente “um antes e um depois” Rómulo de Carvalho. Como poeta, voz de uma consciência íntima esclarecida que se revela ao mundo aos cinquenta anos de idade sob o pseudónimo de António Gedeão, ombreia com os melhores poetas da sua geração. Seguramente, o maior poeta português da ciência.

Sobre esta “dualidade una” que é “Rómulo de Carvalho / António Gedeão”, pelo menos enquanto António Gedeão existiu, escreve-nos Cristina Carvalho, filha do cientista/poeta, numa biografia com aquele mesmo título e que aceitou fazer depois de um convite da Editorial Estampa.

A autora acrescenta um “Príncipe Perfeito” ao título, antecipando a sua infinita admiração filial, a sua identificação com a figura paternal.

Partilha connosco memórias e histórias que nos permitem compreender melhor a personalidade do homem que sendo professor e comunicador nato de excelência, evitava paradoxalmente a proximidade, enfrentando num silêncio cósmico os problemas sociais e da humanidade.

Esta biografia, publicada pela Editorial Estampa, incluída na sua colecção “memória das letras”, contêm ainda uma utilíssima lista bibliográfica completa das obras de Rómulo de Carvalho / António Gedeão, assim como uma listagem cronológica das inúmeras homenagens que se lhe prestaram ao longo do ano de 1996, por ocasião ou no âmbito da celebração do seu 90º aniversário.

Rómulo de Carvalho com a sua filha Cristina

Esta é a décima obra de Cristina Carvalho (Até Já Não é Adeus, 1989; Momentos Misericordiosos, 1992; Ana de Londres, 1996; Estranhos Casos De Amor, 2003; O Gato de Uppsala, 2009; Nocturno: O Romance de Chopin, 2009; Tarde Fantástica, 2011; A Casa das Auroras, 2011; Lusco-Fusco, 2011).

 

Ficha Bibliográfica
Título: Rómulo de Carvalho/António Gedeão – Príncipe Perfeito
Autor: Cristina Carvalho
Editora: Editorial Estampa
Colecção: Memória das Letras´
1ª Edição Outubro de 2012, Lisboa
176 Páginas
ISBN: 978-972-33-2692-5

Comentários

pub