Receitas da exposição de presépios de Maria Cavaco Silva revertem para a Existir

A Exposição de Presépios de Maria Cavaco Silva, uma iniciativa conjunta do Museu da Presidência da República e Câmara Municipal […]

A Exposição de Presépios de Maria Cavaco Silva, uma iniciativa conjunta do Museu da Presidência da República e Câmara Municipal de Loulé, vai estar patente ao público no Convento de Santo António, em Loulé, de 1 de dezembro a 5 de janeiro.

As receitas da Exposição irão reverter a favor da Associação Existir, instituição particular de solidariedade social da qual Maria Cavaco Silva é madrinha.

A coleção de presépios da Primeira-Dama nasce de uma antiga paixão, construída ao longo dos anos, e que é fruto de uma recolha informada e afetiva.

O interesse pessoal pelo tema, as suas viagens e funções de representação permitiram reunir peças de proveniências diversas, nacionais e internacionais, desde países como Timor, Israel, França ou países africanos e do Leste europeu, até aos tradicionais centros de produção de presépios portugueses, como Barcelos e Estremoz.

Esta Exposição junta parte significativa dos presépios desta coleção: mais de uma centena de peças feitas a partir de materiais tão distintos como barro, madeira, lata, azulejo e cortiça que permitem conhecer uma interessante variedade de representações iconográficas alusivas à natividade.

Esta Exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 10h00 às 18h00. Para as visitas escolares o horário é de terça a sexta-feira, das 10h00 às 12H00 e das 14h30 às 16h30. Inscrições: [email protected] ou 289 400 611.

Comentários

pub