PSD/Algarve defende investimentos que potenciem a economia do Mar

O PSD/Algarve defende que o governo deve realizar investimentos que possam potenciar as áreas de negócio ligadas ao mar como […]

O PSD/Algarve defende que o governo deve realizar investimentos que possam potenciar as áreas de negócio ligadas ao mar como forma de aliviar a crise económica em Portugal com especial incidência no Algarve.

Sem nunca descurar a salvaguarda ambiental, esta estrutura defende ainda que deve ser feita «uma profunda reformulação dos complexos mecanismos de licenciamento que estão associados aos investimentos no mar, potenciando assim uma maior atracão de negócios para a costa e o mar do Algarve».

A necessidade de repensar os modelos de investimento centram-se em áreas tão díspares como as pescas, a aquicultura e os negócios de turismo no mar e na costa e podem ser consubstanciados em exemplos como a necessidade de investimentos no porto de cruzeiros de Portimão com vista a aumentar a sua capacidade de receção de navios.

Estas são algumas das principais conclusões da conferência sobre economia do mar que o PSD/Algarve realizou no passado dia 9 de novembro, em Lagos.

Este encontro contou com a presença do secretário de Estado do Mar Manuel Pinto de Abreu, que garantiu que «hoje, como nunca num passado recente, Portugal faz ouvir a sua voz e é ouvido pelos parceiros europeus no que respeita à definição de políticas comunitárias para o Mar».

O governante afirmou ainda que «existe um grande esforço de concertação e auscultação dos parceiros económicos e socais com vista a criar políticas que vão ao encontro da necessidade de resolução dos problemas das pessoas, tendo sempre em vista que as políticas para o mar devem ser concretizadas de forma global e não setorialmente».

O encontro contou ainda intervenções de Cristóvão Norte, deputado do Algarve, que na Assembleia da República é membro da Comissão de Agricultura e Mar e que, em Lagos, abordou as potencialidades da economia do mar no Algarve, José Inácio, presidente da Câmara de Lagoa, que fez uma resenha da problemática associada à requalificação das frentes ribeirinhas, João Lopes, da Federação de Associações de Pesca do Sul, que na sua intervenção elencou os principais problemas com que o setor se debate, e Fernando Santos, produtor da série Cruzeiros, da SIC Noticias, e diretor do Infocruzeiros, que trouxe até Lagos uma intervenção onde demonstrou todo o potencial que o Algarve e o País têm no negócio dos cruzeiros.

Luís Gomes, presidente do PSD/Algarve, recordou que «esta é mais uma ação de debate que o PSD/Algarve tem levado a efeito no âmbito de um alargado ciclo de encontros sobre as principais questões do Algarve».

«Devemos andar de mãos dadas com o mar e com quem nele quer investir, potenciando o desenvolvimento da nossa região, criando postos de trabalho e contribuindo para a economia regional. Temos de saber atrair o bom investimento e para tal o Estado tem de saber criar mecanismo que acolhem da melhor forma esses investidores», acrescentou o líder dos social-democratas algarvios.

No mesmo dia em que o PSD/Algarve divulgou estas conclusões do seu encontro, o PS/Tavira criticou o adiamento das obras do Porto de Pesca local, intervenção considerada pelos socialistas como fundamental para desenvolver a economia do mar.

Comentários

pub