Projetos “Vencer o Tempo” e “CIJE2012” recebem Prémio do Cidadão Europeu 2012 do Parlamento Europeu

O Prémio do Cidadão Europeu 2012 do Parlamento Europeu (PE) foi hoje entregue aos vencedores nacionais, numa cerimónia que decorreu […]

O Prémio do Cidadão Europeu 2012 do Parlamento Europeu (PE) foi hoje entregue aos vencedores nacionais, numa cerimónia que decorreu no Gabinete do PE em Lisboa. O prémio foi entregue pelos eurodeputados António Correia de Campos, Carlos Coelho e Regina Bastos aos representantes dos projetos “Vencer o Tempo” e “CIJE 2012”.

O “CIJE2012 – Congresso Ibérico de Jovens Engenheiros” foi representado por Carlos Matias Ramos, bastonário da Ordem dos Engenheiros, e por Bento Aires, Presidente da Comissão Executiva do “CIJE2012”.

O “CIJE’12”, que teve lugar em Braga em maio de 2012, teve como objetivo promover a participação dos jovens em todos os domínios da vida profissional e reforçar as relações entre os jovens engenheiros e a sociedade.

O projeto “Vencer o Tempo nas 7 Cidades” foi representado por Ivone Dias Ferreira, presidente da Associação para a Educação e Prevenção da Saúde Vencer o Tempo.

O projeto tem como objetivo sensibilizar a população portuguesa para o conceito “cidade amiga dos idosos”, promovendo a melhoria das condições de vida dos mais velhos e também promover o diálogo entre gerações, apostando na recriação dos valores da amizade, respeito e partilha. A associação colabora com sete autarquias num programa com escolas e instituições de apoio a seniores.

O Prémio do Cidadão Europeu foi criado em 2008 pelo PE para reconhecer indivíduos ou grupos que promovem a integração europeia e a compreensão mútua entre os povos da União Europeia.

A seleção final a nível europeu foi realizada a 19 de junho em Bruxelas por um júri presidido pela Vice-Presidente do PE Anni Podimata (S&D, Grécia). Os projetos portugueses foram escolhidos por um júri constituído pelos eurodeputados Carlos Coelho, Correia de Campos e Ana Gomes.

Os representantes dos projetos vencedores participarão Bruxelas numa cerimónia a 7 e 8 de novembro que reunirá os vencedores dos 27 Estados-membros.

Comentários

pub