Projeto “A minha Freguesia a Ler +” apresentado sábado em Silves

A apresentação do projeto plurianual de promoção da leitura “A minha Freguesia a Ler +” terá lugar no próximo dia […]

A apresentação do projeto plurianual de promoção da leitura “A minha Freguesia a Ler +” terá lugar no próximo dia 24 de novembro, pelas 16h30, na Biblioteca Municipal de Silves. Este projeto, pioneiro no Algarve, será implementado a partir do próximo ano em diversas freguesias do concelho.

“A minha Freguesia a Ler +” consiste num programa de difusão da leitura e da literacia, promovido pela Câmara Municipal de Silves, através da sua Biblioteca.

Arranca já a partir do início do próximo ano e assenta em três vertentes de intervenção: a criação de bibliotecas nas sedes das associações culturais e recreativas, a formação de uma rede de núcleos locais de voluntários da leitura e de clubes de leitura e a dinamização de ações regulares de incentivo à leitura e de promoção da literacia com vários segmentos de público (das crianças aos seniores) em vários espaços, públicos e privados, das freguesias.

Com o desenvolvimento desta iniciativa, a Câmara de Silves pretende promover uma maior aproximação e apoio regular às realidades culturalmente mais carenciadas, uma crescente integração social e envolvimento comunitário através do estímulo ao voluntariado e uma desejada descentralização e itinerância de práticas, dinâmicas e espaços culturais.

Até ao final de 2012 decorrerá a fase de apresentação de candidaturas por parte das diversas associações culturais e recreativas de Juntas de Freguesia do concelho a este projeto que conta com as parcerias do Plano Nacional de Leitura, Fundação Calouste Gulbenkian, projeto “Voluntários de Leitura” (do Centro de Investigação para Tecnologias Interativas da Universidade Nova de Lisboa), Secretaria de Estado da Cultura / Direção Regional de Cultura do Algarve e jornal Terra Ruiva.

Esta sessão de apresentação contará com as intervenções de Fernando Pinto do Amaral (Comissário do Plano Nacional de Leitura), Dália Paulo (Diretora Regional de Cultura do Algarve) e Helena Tapadinhas (educadora, atriz e criativa), e com as leituras performativas de Sandro William Junqueira (escritor, formador e ator/encenador) e Rui Cabrita (ator/encenador).

Também vão ser apresentados os diversos resultados do trabalho (experiência-piloto) já realizado desde meados deste ano na freguesia de Alcantarilha em termos de difusão da leitura, nomeadamente na parceria informal existente com a Casa do Povo de Alcantarilha, Pêra e Armação de Pêra.

No fecho da apresentação do projeto “A minha Freguesia a Ler +”, haverá ainda lugar para um pequeno convívio informal animado por alguns apontamentos musicais.

O endereço eletrónico [email protected] e os telefones 282 442 112 | 282 440 800 são os contactos disponíveis da Biblioteca Municipal de Silves para a recolha de informação adicional sobre esta iniciativa.

Comentários

pub