Presidentes das Câmaras de Silves e Lagoa entregam hoje relatório dos estragos ao Governo

Os presidentes das Câmaras de Silves e Lagoa reúnem-se hoje, às 17h00, em Lisboa, com os ministros da Administração Interna […]

Os presidentes das Câmaras de Silves e Lagoa reúnem-se hoje, às 17h00, em Lisboa, com os ministros da Administração Interna e dos Assuntos Parlamentares para apresentar o relatório de levantamento dos danos causados pelo temporal que na sexta-feira deixou um rasto de destruição na região.

A reunião dos autarcas Rogério Pinto e José Inácio Eduardo com os ministros Miguel Macedo e Miguel Relvas vai ter lugar na Presidência do Conselho de Ministros, em Lisboa.

O encontro surge depois de o ministro da Administração Interna, em visita aos locais afetados pelo tornado, no sábado, se ter escusado a avançar qual o montante do apoio financeiro que será disponibilizado pelo Governo para apoiar os municípios de Lagoa e Silves e suas populações na recuperação dos estragos.

O tornado que, na sexta-feira, deixou um rasto de destruição naqueles dois concelhos, provocou 13 feridos, três deles em estado grave, e 12 desalojados.

Mais de uma centena de habitações, equipamentos urbanos, telhados, automóveis e autocaravanas foram danificados pela força do vento.

Em Silves, o temporal causou danos avultados nas piscinas municipais, que estão inutilizadas, no edifício da Câmara e do Mercado Municipal e ainda no Estádio do Silves Futebol Clube, cujo muro e bancadas desabaram.

Em Lagoa, os estragos concentraram-se sobretudo na zona nova da cidade, onde cerca de 80 apartamentos sofreram prejuízos, bem como viaturas automóveis, tendo ainda havido danos em casas e num resort turístico na zona do Carvoeiro Clube, Bemparece, Canada e Torrinha.

O montante exato dos estragos nos dois concelhos, que ascende a vários milhões de euros, foi avaliado no terreno por equipas de ambas as autarquias e vai hoje ser entregue ao Governo.

Comentários

pub