Ocupação hoteleira no Algarve volta a subir em outubro

A taxa de ocupação hoteleira global média por quarto no passado mês de outubro no Algarve foi de 56,6%, 2,1pp […]

A taxa de ocupação hoteleira global média por quarto no passado mês de outubro no Algarve foi de 56,6%, 2,1pp acima do verificado no mesmo período de 2011 (54,5%), anunciou a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (AHETA).

Apesar de ter descido em relação ao mês anterior (setembro, quando o Algarve registou uma taxa de ocupação de 76%), os números de outubro mantiveram o crescimento homólogo que se vem mantendo nos últimos meses. Além disso, aquela taxa de ocupação situa-se praticamente ao mesmo nível das registadas nos meses de outubro dos anos de 2003 e 2004.

A zona de Vilamoura/Quarteira/Quinta do Lago registou a taxa de ocupação média mais elevada (63,7%), aliás acima da média regional, enquanto Portimão/Praia da Rocha registou a mais baixa, com 43,2%.

Foi também esta zona que sofreu a maior descida (-15,1%), enquanto as principais subidas ocorreram em Carvoeiro/Armação de Pêra (+23,2%) e Albufeira (+11,1%).

Por nacionalidades, as principais subidas registaram-se no mercado britânico (+2.3pp) e no Irlandês (+0,4pp). As descidas mais importantes verificaram-se nos mercados holandês (-0,9pp) e alemão (‑0,5pp).

No que diz respeito à categoria das unidades de alojamento, a principal descida registou-se nos aldeamentos e apartamentos de 5 e 4* (-4,0%). Os hotéis e aparthotéis de 2* (+7,8%) e os de 4* (+7,6%) foram os que apresentaram as maiores subidas nas ocupações.

No entanto, os Hotéis e Aparthotéis de 4* foram os que apresentaram a ocupação mais elevada (58,7%). Os aldeamentos e apartamentos de 3*, pelo contrário registaram as ocupações mais baixas (48,6%).

Comentários

pub