Nuno Fernandes vai disputar prova Ironman70.3 em Lanzarote

O triatleta algarvio Nuno Fernandes vai disputar, no dia 10 de novembro, a prova ironman70.3 em Lanzarote, a última prova […]

O triatleta algarvio Nuno Fernandes vai disputar, no dia 10 de novembro, a prova ironman70.3 em Lanzarote, a última prova europeia do calendário e que conta para o Circuito Europeu, onde o jovem desportivo está classificado em 118º no seu grupo de idade.

Nuno Fernandes, que em agosto, em Salzburgo (Áustria), ficou em 8º lugar na seu escalão etário na prova Ironman, disse ao Sul Informação que já nem estava a pensar que «fosse possível voltar a competir, ainda este ano».

Mas surgiu «o convite de uma empresa de mediação de seguros, a Feel Safe. Basicamente propuseram-me ser meus patrocinadores se quisesse ir a mais alguma prova – com o objetivo de me apoiar, assim como fazem com mais um jovem de Portimão, o Dário, mais conhecido como “Môce d’um cabreste”- o que é uma atitude de louvar».

«Escolhi a prova em Lanzarote, por querer muito tentar ficar nos 100 primeiros, e pelo facto de a prova a seguir a esta ser apenas no próximo ano (para meados de março, se não estou em erro). Por isso, decidi-me por esta!»

Nuno mantém a sua humildade de sempre: «sei que pode não correr tão bem como a última prova na Áustria, onde fiz 4h32 nos 1900 metros de natação, 90 quilómetros de bike e 21 quilómetros a correr. Especialmente porque os 90 quilómetros de bicicleta vão contar com uma subida de 10 quilómetros bastante íngreme (com 600 metros de acumulado do km 45 ao 55). Isso vai tirar muita velocidade à prova e muito tempo a todos, quer na parte da bicicleta, quer na parte da corrida, onde as pernas já vão com algum “empeno”, como eu gosto de dizer».

A juntar a isso, pelo que se pode apurar pelo site da prova (www.ironman703lanzarote), na descrição do percurso, «dizem que vamos contar com ventos muito fortes, característicos de zonas vulcânicas» como a daquela ilha do arquipélago das Canárias. Mas o atleta portimonense não fica desanimado: «como eu gosto de pensar, vamos todos “sofrer” do mesmo, dado que a subida e o vento vão lá estar para todos».

Assim, o objetivo do Nuno Fernandes é «poder terminar a prova, num percurso muito duro e onde vou competir com atletas do meu grupo de idade oriundos dos mais diversos locais do mundo. Seremos perto de 30 atletas, apenas nesse Age Group».

«Será o culminar de um ano que foi uma surpresa para mim. Apenas com o objetivo de terminar, comecei esta aventura em Abu Dhabi, para mostrar que todos conseguiríamos fazer uma prova destas (porque, se eu consigo, toda a gente consegue), sem apoios e sem treinador e, acabo o ano na 4ª prova deste género (com estas distâncias), com orientação, com as despesas pagas e, acima de tudo, com a surpresa de ter ficado sempre nos top8 da minha categoria».

«Não sei é se consigo repetir o feito agora, mas vou fazer como sempre fiz: tentar!», garante o Nuno.

Ao longo deste ano, o triatleta diz que «tudo aquilo que ganhei foi perceber que tinha tantos amigos a torcerem por mim e o prazer de ver tanta gente a se auto-superar. Pessoas que até se dizem “limitadas” por serem paraplégicas, por não terem braços ou por terem mais de 70 anos, que conseguiam acabar a prova, todas elas com um grande sorriso na cara. Poder ver isso pessoalmente é uma honra que nunca esquecerei. Fazem-nos pensar que nos zangamos por “tuta e meia” com coisas insignificantes, quando existe gente assim a fazer o que faz!»

Para além do apoio da Feel Safe («que foi o grande impulsionador, e sem eles não pensava sequer em ir a Lanzarote»), o atleta de Portimão conta ainda com o apoio das Águas do Algarve e dos seus «já amigos» G-Ride, Malibu e Pro Nutrition.

Entretanto, para se preparar para a dura prova de Lanzarote, o Nuno continua a sua preparação com o afinco de sempre: ainda ontem, como se podia ver na sua página de Facebook, correu 15,19 quilómetros em 59 minutos e rodou 73 quilómetros de bicicleta. E na segunda-feira nadou três quilómetros…

 

Veja o vídeo da prova Ironman 70.3 em Salzburgo:

Comentários

pub