Nuno Fernandes sobe uma posição e alcança 7º lugar no Ironman 70.3 de Lanzarote

O triatleta portimonense Nuno Fernandes classificou-se no sábado na 7ª posição do seu grupo de idades (18 aos 24 anos), […]

O triatleta portimonense Nuno Fernandes classificou-se no sábado na 7ª posição do seu grupo de idades (18 aos 24 anos), na prova Ironman 70.3, disputada no difícil percurso de Lanzarote, nas Canárias. Como já vem sendo hábito, Nuno cortou a meta empunhando a bandeira de Portugal.

O atleta gastou mais tempo nesta prova (05h04min21seg) do que tinha feito em agosto, em Salzburgo, na Áustria (4h31min45seg), o que não é de admirar tendo em conta a dureza do percurso e as condições atmosféricas, com muito vento. No entanto, melhorou a sua prestação final, já que se tinha classificado em 8º lugar na Áustria.

No total, Nuno Fernandes, de 23 anos, completou os 1.9 quilómetros de natação em 34min10seg, os 90 quilómetros de bicicleta em 2h53min57seg e o percurso final de 21,1 quilómetros de corrida (a distância de uma meia maratona) com o tempo de 1h29min15 seg. Esta foi mesmo a sua melhor prova, já que na Áustria tinha alcançado a marca de 1h34min35seg na corrida.

Contente com o resultado e a performance, Nuno Fernandes comentou, em declarações ao Sul Informação: «Fiquei em 7º mas não esperava. Esperava um 15º lugar ou coisa assim, mas quando me lembro que o vento estava lá para toda a gente, o 7º lugar fez sentido! Estou contente comigo!»

As coisas até não começaram muito bem para o atleta de Portimão. «Para começar, não consegui descansar o que devia: tive algumas chatices na viagem, até chegar ao alojamento, que me acumularam algum stress. Na véspera, apenas consegui dormir umas três horas. Estava um pouco nervoso, acordei a meio da noite com um pesadelo que tinha chegado atrasado à prova e tudo! Acordei às 5 e meia da manhã para comer e preparar tudo. Quando me pus a caminho do local da prova, chovia e estava uma ventania “daquelas”. Pensei que o vento ia abrandar, mas não: as palmeiras entortavam-se todas!»

A primeira prova foi a de natação, que Nuno confessa que «podia ter corrido melhor». «O facto de a organização da prova ter colocado os 900 participantes todos ao mesmo tempo na água foi um pormenor que atrapalhou muita gente, inclusive a mim, dado que queria nadar mais rápido mas simplesmente não conseguia, porque tinha muita gente à frente. Ainda assim os 1900 metros a nadar foram razoáveis».

Na bicicleta, o atleta diz que «ia preparado para os 2000 metros de acumulado ao longo dos 90 quilómetros do percurso. O que não ia preparado era para sentir todo aquele vento, que constantemente me empurrava para trás. A mim e a toda a gente. Não me posso queixar, dado que toda a gente sofreu do mesmo».

Na corrida, os 21 quilómetros correram-lhe bem, «só que o cansaço imposto pelo vento, na bicicleta, fizeram com que nos últimos 9 quilómetros tudo fosse mais difícil. Mas pronto, não foi mau. Fiquei contente comigo!»

O 7º lugar final no seu grupo de idades acabou por ser o justo prémio para o triatleta de Portimão, naquela que a organização da prova disse ser a prova Ironman70.3 mais difícil do mundo.

Nuno Fernandes tem 23 anos e é estudante do mestrado em Engenharia Eletrónica e Telecomunicações da Universidade do Algarve.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários

pub